O compromisso com a saúde do homem segue firme e Gravatá/ Foto: Nilson Silva (SECOM)

Os médicos dos dois postos, Lucas Moraes (CAIC I) e Luciana Ferreira (CAIC II), realizaram palestra de conscientização sobre o câncer de próstata e outras doenças, como diabetes e hipertensão

O compromisso com a saúde do homem segue firme e Gravatá, principalmente neste mês, quando acontece a campanha Novembro Azul em todo Brasil.

Rádio Livre FM 90.7

Dando continuidade à programação especial, a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Saúde, realizou palestra sobre a prevenção ao câncer de próstata para os usuários que foram atendidos nas Unidades de Saúde da Família CAIC I e II, nesta quarta-feira (17), quando o atendimento foi realizado, excepcionalmente, a partir das 17h e seguiu até às 20h.

Luiz Zacarias da Silva – Aposentado

O paciente Luiz Zacarias da Silva, de 73 anos, é aposentado e foi um desses pacientes que esteve no PSF CAIC na noite desta quarta. Ele falou que “cuidar da saúde é muito legal, porque quem tem ela tem tudo, tem vida boa. É muito bom todos os homens procurarem o posto, porque todo mundo quer saúde. Com ela tem alegria, prazer e assim eu vivo animado. Se precisa fazer o exame, tem que fazer para ter saúde de boa qualidade. Esse horário foi ótimo e esse prefeito está trabalhando como nenhum outro”.

Os médicos dos dois postos, Lucas Moraes (CAIC I) e Luciana Ferreira (CAIC II), realizaram palestra de conscientização sobre o câncer de próstata e outras doenças, como diabetes e hipertensão.  

Lucas Moraes – Clínico geral

O clínico geral, Lucas Moraes, ressaltou que “o mês Novembro Azul, historicamente, vem com essa carga de prevenção ao câncer de próstata, mas hoje em dia a ciência evolui e a gente aproveita essa data para trazer o homem para o posto de saúde de atenção básica para cuidar da saúde dele como um todo. Fazer desde os rastreios necessários, até o tratamento das condições crônicas e da saúde no geral”.

A apresentação contou com a participação do psicólogo Ailton Oliveira, do CRAS III, que realizou dinâmicas com o público presente e enfatizou a importância do homem perder a vergonha de tratar a própria saúde.

Andrea Antunes – Enfermeira

As enfermeiras Tamirys Lima (CAIC I) e Andrea Antunes (CAIC II) organizaram o momento especial e Andrea reforça o motivo desse horário diferenciado. “O movimento do Novembro Azul é muito significativo para alertar os homens que eles necessitam da presença de um médico, de tirar as dúvidas, como prevenir o câncer de próstata, o momento certo que se deve fazer os exames preventivos, ter esse acompanhamento. A gente fez em um horário em que eles pudessem vir, pois a desculpa de muitos é que trabalham e não têm tempo. Então fizemos esse horário especial dedicado para eles”.

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo 

Fotos: Nilson Silva (SECOM)

Sites Parceiros

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui