Dia Nacional da Visibilidade Trans/ Foto: Nilson Silva (SECOM)

Com o tema “Vidas Trans Importam” o intuito de realizar esse diálogo é para trazer visibilidade a datas importantes, além de levar conhecimento e união para causas importantes

Nesta quinta-feira (20), a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria da Mulher, realizou uma live com transmissão ao vivo pelo Instagram da Prefeitura em alusão ao Dia Nacional da Visibilidade Trans.

Rádio Livre FM 90.7

Com o tema “Vidas Trans Importam”, que está na programação promovida em parceria o movimento Arco-íris da Serra, o intuito de realizar essa live é trazer mais visibilidade a datas tão importantes, levar conhecimento, colocar o coração nas lutas diárias, além de celebrar a existência, a resistência e a luta dessa comunidade.

Esse diálogo foi comandado pela secretária da Mulher, Ester Gomes, com participação da coordenadora de gênero e diversidade da Escola Superior da Advocacia ESA da OAB-PE, Daniella Melo e da primeira advogada trans de PE e codeputada da Juntas Codeputadas em PE, Robeyoncé Lima.

Durante este encontro foram realizadas perguntas direcionadas sobre as atividades da Comissão de Gênero e Diversidade da OAB e qual o principal desafio enfrentado ao entrar na política.

Em seguida, dentro do contexto de cada uma, elas pontuaram a importância de dar visibilidade à comunidade trans e comentaram sobre os avanços no âmbito da legislação para este grupo. Além dos seus projetos de lei para as pessoas trans.

Daniella Melo – coordenadora de gênero e diversidade da Escola Superior da Advocacia ESA da OAB-PE

Daniella Melo, coordenadora de gênero e diversidade da Escola Superior da Advocacia ESA da OAB-PE, comentou que: “Primeiro, quero agradecer a Prefeitura e a secretária por dar esse espaço para que possamos dialogar momentos e partilhar conhecimentos. O objetivo é unir toda a sociedade para que a bandeira seja levantada dentro da humanidade. Queremos uma pauta sustentada de inclusão através da educação para transformar a coletividade, pois um homem transformado pode transformar o coletivo. Sempre digo a todos que, semente da igualdade a gente planta cedo. Como é importante fazer política no âmbito nacional para ganhar visibilidade nas pautas que tem bastante necessidade. Quero aproveitar o momento para dizer que já estou pensando em várias possibilidades para as mulheres de Gravatá, um diálogo enriquecedor e cheio de conhecimentos, para que possamos fortalecer cada vez mais”.

Robeyoncé Lima – primeira advogada trans de PE e codeputada das Juntas em PE,

Logo após, a primeira advogada trans de PE e codeputada das Juntas em PE, Robeyoncé Lima, partilhou: “É uma temática muito importante para nós celebrarmos e continuarmos na luta, assim fazemos jus aos nossos direitos e levamos a toda população conhecimentos e união nesta causa de suma importância para nós. Aproveito o momento para dizer que temos algumas dificuldades no Congresso Nacional por causa do seu conservadorismo, e diante disso não conseguimos avançar com pautas importantes do LGBTQIA +. A maioria das nossas conquistas, como por exemplo a união estável, pelo judiciário. Por fim, quero agradecer a oportunidade de estarmos aqui, dessa abertura para que possamos falar sobre assuntos importantes, relevantes e que a sociedade fique ciente dos seus direitos e que possamos cada vez mais nos unirmos em causas de suma relevância”.

Ester Gomes – secretária da Mulher

Por fim, a secretária da Mulher, Ester Gomes, sempre envolvida nas causas sociais, parabenizou ao prefeito Joselito Gomes por abraçar as causas, lutar em conjunto e por ter um olhar amplo através das realizações das ações.

“Falar dessa data 29 de janeiro que é uma data alusiva ao Dia Nacional da Visibilidade Trans e dizer que a Prefeitura Municipal de Gravatá, por meio da Secretaria da Mulher, em parceria o movimento Arco-íris da Serra montou uma grade de programação, de modo que tivemos hoje a primeira delas que foi a realização da live, importante para refletir e discutir a importância dessa data com o tema Vida Trans Importam e dizer que esse é o compromisso firmado da gestão, e que estamos felizes em poder estarmos divulgando essa temática que ainda causa questões preocupantes. pra gente foi um momento de grande importância ter nossas convidadas e seguimos com nossa grade de programação neste mês”, externou a secretária da Mulher, Ester Gomes.

Agenda para o Dia da Visibilidade Trans:

27/01 (quinta-feira) – momento TRANSforma na Secretaria da Mulher de Gravatá com informações sobre o nome social;

28/01 (sexta-feira) – haverá a palestra “Vidas que transformam” para os servidores municipais com Choppely, coordenadora da AMOSTRANS e Cida Pedrosa, vereadora de recife e advogada especialista em Direitos Humanos

29/01 (sábado) – panfletagem pela cidade de Gravatá em parceria com o Movimento LGBTQIAO+ Arco-íris da Serra.

Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Nilson Silva (SECOM)

Sites Parceiros

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui