Após dois anos de pandemia, segmento volta a realizar apresentações/Foto: Anderson Souza (SECOM)

Após dois anos de pandemia, segmento volta a realizar apresentações e promete encantar o público apaixonado por quadrilhas juninas e cultura popular

O mês de junho traz alegria e a cidade de Gravatá começa a se caracterizar com o friozinho da serra, com cheirinho de comidas típicas, e ganha cores em balões e em bandeirinhas pelas ruas da cidade.

Rádio Livre FM 90.7

Após dois anos sem São João, devido a pandemia, as Quadrilhas Juninas: Sivuca, Traquejo e Portal do Agreste iniciaram seus ensaios intensos e prepararam apresentações lindas para encantar o público apaixonado pela cultura popular e pela magia que esse espetáculo oferece.

Desde 2017 a Quadrilha Junina Sivuca vem mostrando seu trabalho e alegrando os apreciadores por onde passa. Para o São João deste ano, 24 casais vestiram a camisa com o tema “A União Faz a Força”. O grupo será conduzido pelo casal de noivos Jéssica e Rian.

(Fábio Luna – diretor e projetistas da Sivuca)

De acordo com diretor e projetistas da Sivuca, Fábio Luna, a escolha do tema foi: “Na verdade a gente vinha pensando há anos atrás e ficamos em dúvida por causa da pandemia. Eu já vinha estudando qual seria o tema para a Sivuca esse ano. Aí Jaciel me pediu para que eu fizesse algo que fosse para cima e alegre, porque eu tenho dificuldade de escrever algo de alegria, festivo porque eu gosto de temas apelativos, que retratam muita dor e sertão. Coisa nossa mesmo. Eu me sentei em casa mesmo e em duas horas eu pensei porque não a União Faz a Força já que estamos voltando de um momento que foi difícil para todos. Então, veio daí o tema deste ano”.

(Jaciel Joaquim – diretor e coreógrafo da Sivuca)

Para o diretor e coreógrafo, Jaciel Joaquim, a expectativa para esse ano é de muita alegria “depois de dois anos poder retornar com essa festa maravilhosa, com a quadrilha, é muita gente parada, sem poder dançar e o público está esperando, Gravatá está esperando, o São João esse ano será enorme, grandioso e é uma alegria poder voltar as ruas da cidade, poder estar com a Prefeitura também, com o pessoal que está nos apoiando e é só festança. Aguardem porque esse ano é só alegria e festança”.

Uma grande equipe composta pela diretoria de Vinícius Gabriel e Felipe Santos (figurinistas), Bruno Victor e Vitor Oliveira (financeiro e marketing), estão se doando para que as apresentações sejam lindas, ricas culturalmente e mágicas. Além disso, a quadrilha irá se apresentar em dois concursos na cidade de São Bento do Una e Arcoverde, em apresentações privadas e no “São João da Gente”, nas comunidades, realizado pela da Prefeitura de Gravatá.

Completando 15 anos este ano, a Quadrilha Junina Traquejo, também está a todo vapor em seus ensaios. É nítido ver a alegria, a força e o grito de guerra dos componentes, que estão ansiosos e cheios de expectativas para as apresentações.

Toda coreografia foi pensada junto ao tema escolhido para este ano: “Tem coisas que a gente nunca esquece” que busca lembrar toda a trajetória exemplar que essa quadrilha já viveu e quer reviver, além de construir uma família gigante e de muito amor.

O casal de noivos, Luciana Souza e Luis Eduardo, abrilhantaram suas performances e seguindo seus passos 73 casais estão doando o que há de melhor para levar a magia que esse segmento promete aos espectadores.

(Wanderson José – diretor da Traquejo)

A diretoria composta por Wanderson José, Luciana Souza, Luis Eduardo, Tácila Madalena, Herica Araújo, Carlos Nascimento, além dos produtores Rita Borges e Walter Conegundes, e toda sua equipe de 120 participantes estão trabalhando de forma incansável e com todo gás para poder matar a saudade após dois anos sem apresentações.

E por falar em apresentações, a Quadrilha Junina Traquejo, irá participar de três concursos: Amigos de Moreno, Fequajupe, Sítio Trindade, e na Globo Nordeste, no especial de mostra de quadrilhas que apresenta as 10 finalistas de Pernambuco em 2019. Além dessa agenda, a Traquejo se apresenta no Polo da Sanfona e no São João da Gente, nas comunidades de Gravatá.

Durante o ensaio geral especial, foi nítido ver a alegria desse retorno e a ansiedade nos ensaios do diretor Wanderson José: “No retorno, 15 anos de trabalho, 15 anos de espetáculo, então nós decidimos reunir coisas que a gente não esquece como os 15 anos da quadrilha, nesta pandemia o que a gente passou de forma sucinta, lembrando do artista, do que ele sofreu, e como resistimos até aqui e a gente conseguiu, não é? O artista sofreu, foi bem penalizado, mas ele resistiu. A arte é resistência e é esse amor que tem coisas que a gente não esquece. A gente nunca vai esquecer o que passou, mas a gente lutou para estar até aqui. Então, são 15 anos da quadrilha, são os artistas de forma reunida e várias formas que a gente nunca esquece como a primeira paixão, aquele triângulo, aquela briga que fica e a quadrilha vai desvendando tudo isso”.

Em seu primeiro ano, a Quadrilha Portal do Agreste surge com o tema “Quem vê cara não vê coração”, o qual tem o objetivo abordar temas que sejam relacionados a cidade de Gravatá e a cultura popular.

Formada por 20 casais, totalizando 50 pessoas envolvidas diretamente, a Quadrilha Portal do Agreste, composta pelo diretor geral Lucas Silva, coreógrafo e figurinista Alberto Lima, financeiro Fábio Lima e tesoureiro, Everton Kássio prometem transbordar muita emoção e cantoria em suas apresentações. Além de frisar a cultura popular e também periféricas.

(Alberto Lima – coreógrafo e figurinista do Portal do Agreste)

Os casais de noivos, Alberto Lima e Danielly Maria, puxam a quadrilha com todo fervor e é nítido ver características como cordel, xilogravura, romance de maneira viva em todo ensaio. As apresentações acontecerão em Gravatá nos condomínios: Alameda dos Pinheiros e Nossa Senhora da Conceição, além das cidades de Vitória de Santo Antão, Cortês, e em Natuba na Paraíba.

Alberto Lima, coreógrafo e figurinista, comenta a expectativa de se apresentar pela primeira vez na Quadrilha Portal do Agreste: “A gente ficou dois anos parados, isso para a vida de um quadrilheiro é terrível. Esse ano recebi o convite para ser coreógrafo e figurinista dessa nova quadrilha que surgiu em Gravatá, que é a Portal do Agreste e estamos para Gravatá, para outras cidades vizinhas, vamos para outros estados levando sempre a nossa cultura que precisa ser valorizada”.

(Lucas Silva – diretor geral do Portal do Agreste)

Lucas Silva, diretor geral, relata como surgiu a escolha do tema: “A Quadrilha Portal do Agreste surge esse ano 2022 com o objetivo de apresentar e representar Gravatá e todo Agreste de Pernambuco dentro da cultura popular das juninas. O tema ‘Quem vê cara não ver coração”, vem para abrir a história do Portal do Agreste, trazendo muita vida para o São João de Gravatá e para onde a quadrilha for se apresentar, como também para as pessoas que vão participar pela primeira vez da quadrilha. Esse nosso compromisso de manter viva a cultura popular da quadrilha junina está sendo colocada em campo esse ano”.

Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Anderson Souza (SECOM)

Sites Parceiros

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui