Primeira edição do Pão Doce Gigante/ Foto: Ednaldo Lourenço e Nilson Silva (SECOM)

Festa reuniu moradores do bairro mais populoso de Gravatá em noite com muito forró e alegria

Mais uma edição do São João da Gente foi realizada na noite do domingo (19). A festa que contempla os bairros e localidades rurais do município chegou ao Bairro Novo com uma novidade: o Pão Doce Gigante. A ideia surgiu dos moradores do bairro, Sara e Rosimário que são proprietários de uma padaria na localidade e, inspirados nas tradições juninas de comidas gigantes, decidiram dar a sua contribuição com a festa do lugar onde vivem.

A Prefeitura de Gravatá acatou a ideia e inseriu, dentro da programação do São João da Gente, a iguaria que atraiu a curiosidade de toda a vizinhança. No início da noite os munícipes daquele local foram recepcionados com muito forró com um trio pé de serra que fez todos arrastarem o pé e amenizar o frio, pois além de Gravatá ser conhecida por seu clima de temperaturas baixas no inverno, a festa aconteceu bem na parte mais alta do Bairro Novo, uma região ainda mais fria e com uma linda vista para a cidade.

Depois do forró foi a vez das quadrilhas juninas do município darem o seu show. Se apresentaram as quadrilhas Sivuca e Portal do Agreste que trouxeram ainda mais alegria para a celebração, mas também muita emoção aos que lembraram dos momentos juninos que já viveram e que agora vibram com a volta das festas juninas à cidade após um jejum de dois anos sem a alegria da época por conta da pandemia.

Ao fim das apresentações, o tão esperado momento. Várias mesas foram enfileiradas no meio da multidão e o pão doce começou a ser montado. Muitas fotos e sorrisos de quem estava assistindo e a expectativa por provar o pão. Logo depois de montado, de forma higiênica e ordeira, o prefeito Joselito Gomes, a primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, o casal organizador de pessoas da Prefeitura e da vizinhança, paramentados com luvas, colocaram os pães em sacolas plásticas e distribuíram à população e quem comia aprovava.

(Rosimário Pereira – padeiro)

O padeiro Rosimário Pereira estava muito feliz em ver a festa e falou de como surgiu a ideia de fazer esse pão. “A minha ideia é que eu fazia em Caruaru, aí eu tive a criatividade em Gravatá, que não tem comida gigante, aí eu construí aqui no Bairro Novo, com o apoio de Nado, do prefeito Joselito e mais pessoas que me apoiaram aqui no Bairro Novo, porque Gravatá é um lugar bom, é um lugar turístico, mas antes não tinha a oportunidade no São João da gente ter essas comidas gigantes. Não só eu, mas vários bairros, tanto uma broa, um bolo de rolo, um bolo de saia, aí eu tive a criatividade de criar essa comida gigante aqui em Gravatá.”

(Joselito Gomes – prefeito de Gravatá)

A alegria e a animação tomaram conta do lugar e o prefeito Joselito Gomes não estava de outra forma, mas também muito contente em poder proporcionar esse momento aos moradores do Bairro Novo. Para ele, “Mais uma edição do São João da Gente, que acontece nos bairros. Hoje, domingo, dia 19, acontecendo aqui no Bairro Novo. Rosimário e Sara, o casal aqui da padaria, preparou o maior pão doce, 15 metros de pão, isso é fantástico aqui no Bairro Novo. Pé de serra, quadrilha, população presente, tudo isto é importante. Os moradores aqui do Bairro Novo e tantas outras pessoas que mor aqui na vizinhança participando dessa edição do São João nos bairros. Vamos continuando com essa tarefa, porque nosso compromisso é com as pessoas.”

Estiveram presentes o deputado estadual Waldemar Borges, o secretário de Comunicação Social e Imprensa, Rodolfo Lima, o secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Controle Urbano, Ricardo Malta, o procurador municipal, Marllon Lima, a assessora especial de Gestão, Marta Lima e o vereador Tonho da Rodoviária.

Reportagem: Filipe Vasconcelos
Fotos: Ednaldo Lourenço e Nilson Silva (SECOM)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui