Prefeitura realiza curso de socorrista para guias/Foto: Ednaldo Lourenço (SECOM)

Promovido em parceria com o SAMU, intuito desse curso é levar conhecimento e preparo de noções de primeiros socorros

Na sexta-feira (29), a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, em parceria com o SAMU, promoveu um curso de socorristas para guias, condutores de turismo e monitores de atrativos naturais.

Rádio Livre FM 90.7

Esse curso faz parte do Programa de Qualificação Turística, e foi iniciado o segundo módulo que aborda o suporte básico de vida. Nos dias 26 e 27 de maio haverá a traumatologia, e no dia 01 de julho emergências clínicas.

O intuito desse curso é levar conhecimento e preparo de noções de primeiros socorros para que eles saibam como agir em determinadas situações, e que os visitantes ao participarem dos passeios, se sintam seguros para conhecer as belezas de Gravatá.

Tarcísio Batista – profissional de altura

Para Tarcísio Batista, profissional de altura, foi ótima essa iniciativa da prefeitura: “A gente aprendeu com o pessoal do SAMU sobre esses primeiros socorros. Então, é maravilhoso hoje a gente poder se sentir um pouco capacitado para fazer esse socorro no local em que os guias e o pessoal do esporte e aventura está sempre atuando”.

Rosivan Rocha – enfermeiro do SAMU

Rosivan Rocha, enfermeiro do SAMU, ensinou os primeiros procedimentos de suporte básico à vida: “Concordamos em fazer três encontros, através do NEP, divididos em suporte básico à vida que é justamente o treinamento de hoje que se dar por noções de ressuscitação cardiopulmonar através de compressões cardíacas e também ventilação como também atendimento de obstruções vias aéreas com manobras de desengasgar. Estamos treinando o pessoal tanto com aulas teóricas quanto com aulas práticas”.

Mirtes Melo – coordenadora do SAMU

Mirtes Melo, coordenadora do SAMU, explica que: “Nós fomos procurados pelo pessoal da Secretaria de Turismo para que a gente do SAMU pudesse levar o conhecimento no atendimento pré-hospitalar nos primeiros socorros e levar para o pessoal dos guias de turismo. Então achei esse convite bastante importante. Já que Gravatá é uma cidade turística porque não receber os turistas em Gravatá com mais segurança”.

Patrick Serapião – diretor de Turismo

O diretor de Turismo, Patrick Serapião, esteve presente na ocasião e disse: “O curso de primeiros socorros faz parte da qualificação profissional de guias, condutores e monitores de turismo de Gravatá, levando essa qualificação profissional para o seu meio profissional e para a salvaguarda dos visitantes que chegam para conhecer essa cidade. O curso dos primeiros socorros é uma iniciativa da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer junto com o núcleo de ensino permanente do SAMU”.

Vale destacar que esse curso acontece através do Núcleo de Ensino Permanente (NEP) do SAMU, que foi ativado na gestão do prefeito Joselito Gomes, para promover educação continuada em primeiros socorros e/ou atendimento pré-hospitalar (APH) para as escolas e outras entidades públicas e privadas. Além do aperfeiçoamento da educação em saúde para equipes de emergência.

Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)

Sites Parceiros

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui