Audiência pública da Lei de Diretrizes Orçamentárias 2023/Foto: Anderson Souza (SECOM)

Momento importante para a gestão municipal é marcado por opiniões e diálogos para coletar propostas para a LDO

Na segunda-feira (18), a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Planejamento e Orçamento, realizou a audiência pública da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2023, no auditório da Secretaria de Educação.

Rádio Livre FM 90.7

O objetivo é informar e esclarecer a sociedade e ouvir propostas sobre os principais aspectos da LDO.

Na ocasião, o secretário da pasta, Vital Medeiros, explicou o que é LDO, quais os instrumentos de planejamento, os fundamentos legais, o incentivo popular, resultados previstos e realizados de 2021, o comparativo do primeiro quadrimestre 2022×2022, o Orçamento Participativo que acontece entre os dias 13 a 23 de julho.

Estiveram presentes representantes das Organizações de Sociedade Civil, movimentos populares e servidores públicos de cada secretaria que ao final da audiência receberam um formulário de sugestão popular para elaboração da LDO. Um momento dinâmico e interativo para que eles pudessem contribuir com sugestões e opiniões.

(Ester Gomes – secretária da Mulher)

Ester Gomes, secretária da Mulher, participou da audiência e opinou: “Eu considero mais um passo importantíssimo que o município avança na gestão pública de Joselito Gomes através da secretaria de Planejamento quando lança mão de uma ferramenta democrática e participativa como essa que de fato envolve representações da nossa sociedade seja do campo ou da cidade, e das política da pessoa idosa, da deficiência, da mulher, da criança, enfim, toda essa amplitude, cada um com sua importância de todos se debruçarem em torno da importância que é a construção da LDO”

(Jaqueline Albuquerque – conselheira do movimento Arco-Íris da Serra)

Jaqueline Albuquerque, conselheira do movimento Arco-Íris da Serra, fala da importância de ter essa audiência: “É muito importante porque apesar de tudo nós estamos lutando por mais espaços, buscando nossos direitos. Então é muito importante ter essa política pública, essa audiência porque mostra que cada vez mais o poder público está buscando escutar e dar espaço para alcançarmos nossos direitos”.

(Vital Medeiros – secretário de Planejamento e Orçamento)

O secretário de Planejamento e Orçamento, Vital Medeiros, fala o porque da gestão municipal realizar esse planejamento e como é interessante a participação da população: “Esse encontro tem como objetivo reunir a sociedade gravataense para apresentar suas propostas, suas ideias, suas contribuições ao governo municipal e o prefeito Joselito Gomes nos orienta a realizar através desses encontros audiências públicas para que justamente isso se concretize, a população precisa desse espaço, precisa ter vez e voz e é ela que contribui através dos impostos e recebe de volta os serviços. Então, é importante a população dizer quais são essas prioridades. O governo é um governo participativo e isso está se concretizando de Gravatá”.

Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Anderson Souza (SECOM)

Sites Parceiros

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui