Escola Municipal Maria das Neves Silva/ Foto: Anderson Souza (SECOM)

Celeridade e custo mais econômico da obra mostram o compromisso do chefe do executivo municipal com a educação dos gravataenses

O prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, vistoriou as obras da construção da Escola Municipal Maria das Neves Silva, que fica no Bairro Novo e está em fase final para conclusão.

Rádio Livre FM 90.7

A construção utilizou metodologia inovadora, com as paredes de PVC e concreto. Como a estrutura da escola terá três andares, o projeto contemplou a instalação de grades nos corredores superiores e a instalação de um elevador para acessibilidade.

Ao todo, serão 11 salas de aula, sendo seis no primeiro pavimento e cinco no segundo. Esses dois andares vão possuir, ainda, banheiros masculino, feminino e para Pessoas com Necessidades Especiais (PNE), além de uma sala de atendimento no segundo pavimento.

O térreo do prédio terá ambientes voltados para o setor administrativo da escola, com sala dos professores, diretoria, secretaria, sala de informática e robótica, biblioteca, sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), além de cozinha e refeitório. Este pavimento também possui banheiros feminino, masculino e PNE, além de banheiros exclusivos para funcionários e outros para direção e coordenação.

(Fábio Jucá – Engenheiro civil responsável pela obra e proprietário da C3 Engenharia)

Essa é a primeira escola do Brasil com esse projeto de construção e desperta interesse de outros lugares, como explica o engenheiro civil responsável pela obra e proprietário da C3 Engenharia, Fábio Jucá. “Essa é uma construção inovadora porque ela reduz o tempo da obra em torno de 40% do prazo de uma construção tradicional e o custo chega a ser de 5% a 8% mais barato do que uma obra convencional de alvenaria. No molde tradicional, levaria um ano para construir e nesse caso reduz em 50% esse tempo. Esse sistema construtivo normalmente é usado para construção horizontal, mas essa é a primeira escola construída no país em três pavimentos com esta metodologia e ela está servindo de exemplo para o sul do Brasil. Estamos recebendo visita de pessoas de Santa Catarina, São Paulo, que vêm conhecer a escola para levar essa tecnologia para o sudeste do país”, falou.

(Joselito Gomes – Prefeito de Gravatá)

O prefeito Joselito Gomes está ansioso pela entrega do novo prédio ao corpo escolar do bairro e região. “Já se aproxima o dia da entrega desse maravilhoso espaço, onde funcionava a antiga Escola Gravatá, aqui no Bairro Novo, em um terreno não muito grande, mas com pouco espaço foi feita uma grande obra. Este é um marco para a educação em nosso município, muitos alunos terão a oportunidade de estudar aqui nesse espaço maravilhoso e hoje estou visitando e vendo que, de fato, é um grande presente para o nosso município. Uma obra que está praticamente pronta e aqui está evidente que a educação em nosso município é prioridade, pois, como sabemos, é a base de tudo. Vamos continuar investindo pesado em educação, porque nosso compromisso é com as pessoas”.

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Anderson Souza (SECOM)

Sites Parceiros

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui