Imagem - PF

A mineração ilegal causa graves problemas ambientais e sociais

A Polícia Federal deflagrou na última sexta-feira (29/10), a terceira fase da operação Abutres do Minério, para promover o combate à extração ilegal de minério de ferro em Nova Lima/MG e região metropolitana de Belo Horizonte/MG.

Rádio Livre FM 90.7

Cinco mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Juízo da 35ª Vara da Justiça Federal de Belo Horizonte, foram cumpridos nas residências dos principais investigados e em empresas onde funcionam peneiras de beneficiamento de minério de ferro. Também foram cumpridas medidas em outras empresas que estariam recebendo material com significativo teor desse mineral, oriundo de locais onde não há autorização de extração concedida por órgão ambiental ou pela Agência Nacional de Mineração.

A mineração ilegal causa graves problemas ambientais e sociais, como se verifica em Nova Lima, com a extração clandestina de minério de ferro. As extrações irregulares causam poluição do ar, com o levantamento de poeira em razão da movimentação de máquinas, tratores e caminhões em local onde centenas de famílias residem.

Além de afetados imóveis, ruas e praças no Balneário Água Limpa, especialmente em pontos situados às margens da BR-040, as extrações irregulares resultam ainda em significativa poluição sonora, principalmente à noite e de madrugada, horários em que a atividade ilegal mais ocorre no intuito de fugir à fiscalização e à atuação da polícia.

Os crimes investigados são usurpação de matéria prima da União e extração de recursos minerais sem permissão. Eles estão tipificados no art. 2º da Lei 8.176/91 e no art. 55 da Lei 9.605/98.

Sites Parceiros

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui