Nesta terça-feira (26), as Unidades de Saúde da Família (USFs) do município estão com horário estendido para atender exclusivamente os homens, em alusão ao Novembro Azul, mês dedicado à conscientização sobre o câncer de próstata e os cuidados com a saúde masculina.
A ação, chamada Dia Azul Municipal, envolve todas as USFs, com destaque para a Unidade de Saúde da Família Maria Gomes de Araújo – Posto 3, e as unidades Judas Tadeu e Posto 1, que promovem uma série de atividades voltadas à saúde do homem.
Entre os serviços ofertados, os participantes têm acesso à aferição de pressão arterial, teste de glicemia, consulta odontológica, exames de PSA, consultas médicas, ventosa terapia, corte de cabelo, auriculoterapia, testes rápidos e orientações sobre cuidados preventivos. Além disso, pequenas palestras esclarecem dúvidas e reforçam a importância do engajamento masculino no cuidado com a saúde.
O objetivo principal da iniciativa é não apenas priorizar o atendimento durante o Novembro Azul, mas também conscientizar sobre a importância de manter os cuidados ao longo de todo o ano. Segundo as equipes de saúde, embora o mês de novembro seja um marco para a saúde masculina, todas as USFs estão preparadas para atender os homens regularmente, fortalecendo o compromisso com a promoção da saúde.
Severino Araújo, pasteleiro trouxe mais dois amigos e aprova bastante essa iniciativa: “Gostaria de dizer que é muito boa a iniciativa da Prefeitura de Gravatá que muitos homem e deveriam aproveitar a oportunidade porque tem muitos que querem fazer o exame, outros tem medo de fazer, outro não tem dinheiro. Esse ano a representante do nosso bairro sempre avisa, eu vim, trouxe mais duas pessoas e falei para ele que é simples, que se der algum problema ou alteração no exame a equipe é competente para fazer outros exames, fazer o acompanhamento da gente até a gente ficar bem de saúde”.
O Dr. Gustavo Hacker, médico do município, destacou que: “É muito importante ter essa data do novembro azul onde a gente vê não só o câncer de próstata em si, mas a gente aborda a saúde do homem como um todo, ver a quartão de um pretensão e da glicemia”.
A secretária de Saúde, Viviany Cavalcante, passou nas Unidades de Saúde para conferir de perto a ação: “Estamos fazendo no município o Dia Azul, que é um dia em que todos os nossos serviços de saúde estão voltados ao atendimento ao público masculino. Hoje estamos oferecendo o PSA, aferição de sinais vitais, consulta médica, consulta de enfermagem, a conscientização através de atendimentos educativos, tudo para que a gente veja o homem na integralidade do cuidado”.