A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Saúde, entregou na tarde desta quinta-feira (31) a Unidade de Saúde da Família (USF) de Russinha totalmente requalificada. Com investimento de mais de R$ 200 mil reais, a iniciativa é uma conquista importante para a comunidade, que agora conta com um ambiente acolhedor e preparado para atender os moradores com dignidade e conforto.
Entre as melhorias realizadas, destacam-se a requalificação da calçada de acesso com rampa de acessibilidade, instalação de grades em todo o muro, requalificação da área externa para abrigar ambulâncias e a construção de uma rampa com corrimão. Além disso, foram substituídas as janelas de madeira por vidro, a porta de entrada por uma de vidro, e realizado o revestimento cerâmico de todas as fachadas do prédio.
A estrutura também passou por impermeabilização da laje e cisterna, requalificação dos banheiros para acessibilidade, substituição do revestimento cerâmico interno e pintura completa da área interna. Foram revisados e recuperados pontos de tomada, luz, água e esgoto, além da instalação de bancadas em granito.
A cerimônia contou com a presença da primeira-dama e secretária de Obras e Serviços Públicos, Viviane Facundes, além dos administradores distritais Ozeias (Russinha), Roberval (Mandacaru) e Edson (Uruçu). Também participaram secretários municipais, diretores, servidores, moradores, e lideranças locais, além das diretoras do SERC, Da Paz e Das Dores, os vereadores Nego Suíno, Neném de Uruçu e os vereadores eleitos como Irmão Antônio da Limeira e Robson Motos, além da chefe de gabinete Liliane Costa.
A requalificação da USF de Russinha representa um avanço importante para a saúde da população local, oferecendo um atendimento mais acessível e humanizado aos moradores da região.
Conhecido por Zinho, morador do distrito de Russinha, elogiou a melhoria: “Hoje na gestão do prefeito padre Joselito a melhoria é 100%. Um excelente posto de saúde para todo pessoal da comunidade, colocou lâmpada de led, fez o calçamento, só benefício. Está mais que aprovado”.
Viviany Cavalcanti, secretária de Saúde, ressaltou a importância da requalificação para a população de Russinha: “Estamos entregando a quarta Unidade de Saúde requalificada. O padrão de requalificação dessas unidades tem extrema importância para a comunidade onde elas estão inseridas pela melhoria do acolhimento, pela melhoria das condições de trabalho das equipes de saúde e da família dentro das unidades. Os equipamentos são todos novos, com mobiliário novo, com equipamentos novos, toda pintada e requalificada e isso faz com que a comunidade seja melhor acolhida”.
O prefeito Joselito Gomes, destacou sobre a entrega da USF a comunidade: “Posso dizer que aconteceu aqui uma transformação. O local ficou mais amplo, com acessibilidade, com computadores, ar-condicionado, de modo que a população terá aqui um ambiente mais acolhedor, mais adequado para poder utilizar os serviços que aqui são oferecidos. E os profissionais de saúde poderão desenvolver seu trabalho em um ambiente bem melhor. É dessa forma que o trabalho vem acontecendo, o investimento em saúde é prioridade sim em Gravatá e seguimos esse caminho porque o compromisso que temos é com as pessoas”.