Na manhã da terça-feira (04), o prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, assinou um decreto municipal que estabelece a oferta de vacinação infantil nas escolas municipais e privadas da cidade. A cerimônia ocorreu no gabinete do prefeito no Paço Municipal e contou com a presença de representantes da rede de proteção à criança e ao adolescente, incluindo a presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), Gorete Silva, e as secretárias municipais de Saúde, Viviany Cavalcante, de Educação, Joselma Melo, e de Assistência Social e Juventude, Viviane Salgado.
Durante a assinatura, o secretário executivo de saúde, Leonardo Lima, apresentou o projeto, que faz parte das ações do Selo Unicef. O principal objetivo é implementar a Busca Ativa Vacinal - BAV, um programa que irá identificar as crianças e adolescentes com vacinas desatualizadas e garantir que suas cadernetas de vacinação sejam atualizadas no ambiente escolar. Esse processo visa proporcionar conforto e agilidade na imunização dos estudantes e assegurar uma maior cobertura vacinal e proteção contra diversas doenças.
Leonardo destacou que ”dentro das ações do Selo Unicef e aliado às diretrizes da gestão municipal em proporcionar a melhor qualidade de saúde à população, estamos aqui hoje com a assinatura desse decreto que irá levar a vacinação para as crianças em nossas escolas municipais e privadas. Esse empenho conjunto de nossas equipes de saúde e educação irá buscar as crianças com vacinação em atraso e realizar nas próprias escolas, o que garante a imunização e a comodidade de todos.”
O prefeito Joselito afirma que na assinatura desse decreto damos mais um passo em direção ao nosso objetivo: o compromisso em cuidar da saúde da nossa população, com foco dessa vez em nossas crianças. Agora iremos vacinar nas escolas municipais e privadas, pois muitas vezes os pais não têm tempo de levar seus filhos nos postos de saúde e agora daremos essa comodidade, pois assim é o nosso compromisso com as pessoas.”
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)