Na terça-feira (28), a Praça da Matriz foi palco de uma importante ação de conscientização sobre o uso correto de medicamentos. Promovida pelo Conselho Regional de Farmácia de Pernambuco (CRF-PE) com o apoio da Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Saúde, a iniciativa visou educar a população sobre a importância do uso responsável de medicamentos, além de oferecer diversos serviços de saúde.
Durante o evento, os farmacêuticos do município ofereceram orientações detalhadas sobre como armazenar, administrar e descartar corretamente os medicamentos. A ação enfatizou os riscos da automedicação e a importância de seguir as prescrições médicas. A equipe destacou que o uso inadequado de medicamentos pode levar a efeitos adversos graves que incluem intoxicações e redução da eficácia dos tratamentos.
Além das orientações sobre medicamentos, a ação contou com uma série de serviços de saúde gratuitos. Dentre eles, o Odontomóvel, que ofereceu atendimentos odontológicos, e a aferição de pressão arterial e glicemia, realizada por profissionais de saúde. A população também teve a oportunidade de atualizar sua caderneta de vacinação, participar de sessões de auriculoterapia e utilizar a Ouvidoria do SUS para registrar sugestões e reclamações.
Ednaldo Gonçalves, porteiro, beneficiado pela ação, falou da sua experiência. ”É muito importante, porque facilita a questão de não termos que ir para postinho e quando vamos no comércio já resolvemos alguma coisa de saúde e eu fui bem atendido muito bem, a equipe ótima.”
O representante do CRF-PE, Rosiel Santos - detalhou sobre a campanha. ”No dia 05 de maio se comemora no Brasil o Dia do Uso Racional de Medicamentos com o objetivo de conscientizar a população sobre a questão do uso de medicamentos e os malefícios que eles podem trazer quando usados indevidamente. Durante todo o mês de maio o CRF-PE tem apoiado várias ações em todo o estado, de Recife a Petrolina e uma dessas ações está sendo aqui em Gravatá com total apoio da gestão municipal.”
Crisllaine Santos, diretora da Assistência Farmacêutica do município, ressaltou o empenho da gestão em oferecer os melhores serviços em saúde à população. ”O CRF-PE faz essa campanha em alguns municípios e pensou em Gravatá para a realização dessa ação e tivemos total apoio da Prefeitura de Gravatá atendimentos de aferição de pressão, glicemia, auriculoterapia, educador físico, Odontomóvel e o principal, estamos aqui com os farmacêuticos do município conversando com a população e explicando sobre o uso correto dos medicamentos, pois esse é o compromisso da gestão, o cuidado com as pessoas.”
Reportagem: Filipe Vasconcelos (SECOM)
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)