Na sexta-feira (24), a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Saúde, realizou o Mutirão de exames de cardiologia, no Posto 1, e o resultado foi muito positivo: mais de 40 atendimentos foram realizados.
Usuários que estavam na fila de espera realizaram exames de Ecocardiograma e Eletrocardiograma.
Irene Caetano, usuária do Posto 1, moradora do Bairro do Prado, destaca: "O atendimento é maravilhoso, irei fazer o Ecocardiograma porque tenho o coração inchado. Aqui no Posto sou acompanhada por nutricionistas, psiquiatra e o atendimento de todos são maravilhoso, não tenho o que reclamar".
Bruno Danda, cardiologista do Posto 1, ressalta: "Venho aqui destacar essas ações na área da cardiologia por parte da Prefeitura de Gravatá, a gente sabe que a doença do coração é a que mais mata no mundo. E a Prefeitura de Gravatá com uma visão visionária, colocou um atendimento de cardiologia na área de Ecocardiografia que é uma área que no eixo de Recife e Arcoverde, só dispomos em Gravatá e Bezerros. E o atendimento vem sendo produtivo".
A coordenadora da Central de Regulação, Selma Magalhães, fala da demanda que a saúde de Gravatá está atendendo: “A Secretaria de Saúde começou analisar uma forma mais rápida de atender esse público, então conseguimos trazer o Dr. Bruno Danda para realizar esses exames no nosso município. Foi iniciado os atendimentos no mês de março com 30 ecocardiograma no mês, então com muita alegria conseguimos zerar nossa fila de espera de ecocardiograma no nosso município”.
Patrícia Ramos, diretora do Posto 1, explica: “O Ecocardiograma é mais um serviço de saúde implantado pela prefeitura de Gravatá que chega para somar com as outras especialidades oferecidas no Centro de Especialidades - Posto 1. É de grande importância a realização de exames para promoção e prevenção e diagnósticos precoces de doenças. A marcação acontece pela unidade de saúde da área. São realizados 15 ecocardiogramas e 30 parecer cardiológicos, a cada 15 dias no Posto 1. A prefeitura de Gravatá , junto com a Secretaria de Saúde estão desenvolvendo estratégias para atender a necessidade e a demanda da população”.
Reportagem: Pedro Ferreira
Fotos: Nilson Silva (SECOM)