A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Saúde, realizou nesta quinta-feira (16) mais de 80 exames de mamografia digital de alta resolução de forma regular. A iniciativa visa aumentar a prevenção do câncer de mama entre as mulheres da cidade e das áreas rurais.
Anteriormente, os exames de mamografia eram realizados apenas durante mutirões. Agora, eles serão parte integrante da grade regular de exames oferecidos pela Secretaria de Saúde, representando um avanço significativo no acesso à saúde preventiva para as mulheres de Gravatá.
Vale destacar que a mamografia é uma ferramenta essencial na detecção precoce do câncer de mama, o que aumenta consideravelmente as chances de cura e melhora a qualidade de vida das pacientes. A inclusão deste exame na rotina de cuidados de saúde representa um passo importante na luta contra esta doença que afeta tantas mulheres em todo o mundo.
Alexandra Lima, designer gráfica, foi uma das mulheres que realizou o exame de mamografia: “Eu achei ótimo ser contemplada com essa iniciativa, principalmente para a gente que precisa realmente, pela idade e para quem nunca fez, como eu. Eu estava querendo muito fazer e eu achei ótimo”.
Vitalma Batista é tecnologia com especialização em mamografia, destacou que: “Um exame muito importante porque é ele que detecta o câncer de mama, e assim, como nós temos uma alta tecnologia, a mamografia digital, ele detecta um nódulo dois anos antes da paciente sentir aquele nódulo. Então, é muito importante para as mulheres de Gravatá, se cuidarem, fazer a prevenção e vir fazer o exame. Estamos aqui de 15 em 15 dias, uma iniciativa da Prefeitura de Gravatá juntamente com a Secretaria de Saúde fazendo essa melhoria para as mulheres gravataenses”.
Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Nilson Silva (SECOM)