Na quinta-feira (02), a Prefeitura de Gravatá deu início à realização do exame de mamografia digital de alta resolução na grade regular de exames do município. Agora a Secretaria de Saúde inseriu o exame na rotina dos exames que são ofertados pela mesma, o que anteriormente só acontecia em mutirões agora é realizado cotidianamente.
Serão realizados 200 exames por mês, tanto no Posto I, como de forma itinerante nos bairros e nas comunidades da zona rural. Essa novidade faz parte das políticas de saúde pública do município e conta com uma equipe de profissionais capacitados para atender as mulheres gravataenses. A mamografia é fundamental na detecção precoce do câncer de mama, aumenta as chances de cura e contribui para a qualidade de vida das pacientes.
A aposentada Graça Pereira expressou a sua alegria em realizar o exame de forma gratuita. ”É uma maravilha, todos os anos eu faço minha mamografia, outros exames que a prefeitura fornece, muito bom pra gente. Os exames são caros e vir gratuito pela prefeitura é uma maravilha.”
Vitalma Batista, tecnóloga em radiologia que realiza o exame, destaca que ”hoje foram realizados 100 exames de mamografia, um exame importante para a identificação do câncer de mama. É importante que as mulheres de Gravatá façam esse exame e também é um ganho pra elas a prefeitura estar oferecendo esse serviço às mulheres gravataenses.”
A secretária da pasta, Viviany Cavalcante, detalha como será a dinâmica da realização do serviço. ”A partir de hoje mais um serviço de saúde é implementado em Gravatá. Hoje iniciamos as mamografias de rotina que irão acontecer toda semana no Posto I ou de forma itinerante nas localidades nas comunidades da nossa cidade, como também na Zona Rural, realizando 200 mamografias por mês. Anteriormente esse serviço era feito através de mutirões, hoje ele entrou ma grade regular de exames dentro da Secretaria Municipal de Saúde, tudo isso mostrando o compromisso que a gestão tem com as pessoas.”
Reportagem: Filipe Vasconcelos (SECOM)
Fotos: Nilson Silva (SECOM)