O bairro Porta Florada recebeu a seletiva municipal de ciclismo dos Jogos Escolares de Pernambuco - JEPS, na manhã da quarta (02), em que definiu Lucas Salgado, de 17 anos, aluno da EREMPAF, como o representante de Gravatá na fase regional do campeonato na categoria infantil masculino.
Além dele, estão classificados a aluna da Escola Intermediária João Paulo I, Suélia, que foi classificada direto pois não houve outra competidora; na categoria infantil feminino foi classificada direto Elizabete Edna Silva, da EREMPAF, pelo mesmo motivo; e Davi Silva, da Escola Municipal Maria das Neves, na categoria mirim masculino.
Junto com Lucas Salgado, participaram na prova da categoria infantil masculino, Matheus Henrique, do Colégio Salesianas, em segundo lugar; Pedro Guilherme, da Escola Municipal Edgar Nunes, em terceiro lugar; e Emmanuel Silva, da Escola Municipal Aarão Lins, em quarto lugar.
Para Lucas Salgado, “foi uma boa oportunidade, num local tranquilo também, seguro. Teve a pista tranquila, segura. Gostei bastante da organização, também tinha cuidado se a gente se machucasse. O tempo foi certinho. No primeiro tiro minha corrente caiu, eu abalei logo a cabeça, mas graças ao meu pai estar aqui comigo, ele conseguiu me botar pra cima. Aí eu dei meu máximo na segunda volta e consegui. Com uma chance na hora que era o que eu precisava. Vou representar Gravatá na regional, no pernambucano, quem sabe no brasileiro”.
Hamilton César, coordenador técnico do JEPS em Gravatá, opinou: “Foi uma disputa acirrada, foi muito bom, o nível técnico dos meninos é muito bom, infelizmente a gente tem algum problema de bike, pois tem as mountain bike, que a gente já sabe que não tem como pegar a speed. Mas é a realidade de cada um, inclusive tem até bike minha, tem material meu para emprestar para as crianças, que é que a gente mais quer; que eles tenham essa vivência prática, porque isso existe pra eles. Não é pra gente que é professor, é para as crianças”.
Janailton Silva, diretor de Esportes da Secretaria de Educação de Gravatá, disse: “Encerramos mais uma etapa que é o ciclismo. Foi uma competição muito acirrada, os meninos de gravata evoluíram bastante nesta modalidade e agora vamos esperar o resultado para ver quem vai representar o nosso município na fase regional”.
A competição contou com apoio da Secretaria de Saúde, com equipe e ambulância no local caso um dos atletas precisasse de atendimento imediato, além da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, por meio da Guarda Civil Municipal.