A etapa municipal da 14ª edição do Concurso Ler Bem, promovido pela Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores (ASPA) com o apoio da Prefeitura de Gravatá, aconteceu na quarta-feira (30) no auditório da Secretaria de Educação. O evento reuniu estudantes, professores e pais para prestigiar as apresentações dos alunos, que leram textos iguais para a avaliação justa do desempenho de cada um.
O concurso visa incentivar a leitura e a interpretação de textos entre os jovens estudantes de Pernambuco da Rede Municipal de Ensino. Nesta fase inicial, os alunos participantes mostraram suas habilidades de leitura em voz alta e cativaram o público presente. O júri, composto por profissionais da área de educação, teve a difícil tarefa de avaliar a espontaneidade, entonação da voz e aplicação de pausas da pontuação para escolher os melhores leitores. Após as leituras, João Guilherme, da Escola Jesus Pequenino, conquistou o terceiro lugar, seguido por Ana Júlia, da Escola Edgar Nunes Batista, em segundo. O primeiro lugar foi para Maria Heloísa, da Escola Paulo Bezerra, que garantiu sua vaga na semifinal.
Todos os participantes foram premiados com medalhas e livros e os vencedores receberam quantias em dinheiro em reconhecimento ao seu talento e dedicação. Além desses prêmios, Maria Heloísa também receberá um tablet na próxima fase do concurso. A competição continua a motivar os estudantes de Gravatá e mostra a importância da leitura e da educação na formação dos jovens.
Maria Ivanilda é professora de Maria Heloísa e foi quem a preparou para o concurso. Sobre a preparação, ela afirma que “a leitura é essencial na vida da criança, tem que ser trabalhada continuamente, todos os dias e como ela veio representar nossa escola, trabalhamos de uma forma diferenciada, tanto eu como a coordenadora, enfatizamos a leitura e resultado foi esse que vocês viram.”
Maria Heloísa fala de como se sentiu ao participar da fase municipal do concurso. “Eu achei muito legal participar disso tudo com a minha mãe e Deus primeiramente e quando ganhei na escola não acreditei. Gostei muito de participar, fiquei bem nervosa e depois tranquilizei um pouquinho. Gosto de livros grossos que vão falando com a pessoa.”
Joselma Melo, secretária de Educação, destaca que “diante do que presenciamos hoje, para nós é um motivo de muita alegria, porque todos nós temos como objetivo maior dentro da educação que nossos estudantes sejam verdadeiros leitores, que eles tenham criticidade e hoje vimos como esses alunos estão bem na leitura, como nossos professores estão trabalhando para que eles tenham essa desenvoltura.”
Reportagem: Filipe Vasconcelos (SECOM)
Fotos: Anderson Souza (SECOM)