Na quinta-feira (09), ocorreu em Gravatá, no auditório da Secretaria de Educação, uma importante capacitação destinada às professoras das creches da rede municipal. O evento, que contou com a presença da secretária da pasta, Joselma Melo, teve como foco o tema "Concepções e Práticas no Trabalho Pedagógico em Creche".
O objetivo principal da Prefeitura de Gravatá foi introduzir novas abordagens pedagógicas com vistas a aprimorar o aprendizado das crianças, especialmente através de linguagem de fácil compreensão para essa faixa etária.
Claudenice Maria é uma das professoras de creche que participou da capacitação. Para ela, ”é muito importante essa capacitação para levarmos para nossas crianças de creche, porque a partir daqui a gente já vê o desempenho para o futuro e nós que trabalhamos em creche sabemos a dificuldade que muitas vezes os pais têm para educar e nós estaremos sempre apoiando.”
Sueli Ramos, articuladora regional de Gestão do Compromisso Nacional do Programa Criança Alfabetizada, destaca que ”essa é uma situação histórica e significativa, pois esse momento traz uma perspectiva de estabelecimento de cultura, de historicidade para uma revisitação à legislação da primeira infância, mas também traz uma mudança nas concepções sobre a creche e sobre essa criança de fato e de direito de 0 a 3 anos, mostrando ao profissional que vai muito além do cuidado, é uma educação infantil.”
Fabiana Torres é coordenadora municipal da Educação Infantil e articuladora do Programa Nacional Criança Alfabetizada. Ela explica sobre a formação: ”O Compromisso Nacional com a Criança Alfabetizada nada mais é do que um compromisso e garantia de direito da criança se alfabetizar na idade certa. Hoje estamos ampliando esse compromisso com os professores de creche que antes não faziam parte do programa e hoje passam a fazer parte desse programa. Como a gente pode ver, Gravatá tem sido contemplada com creches, antes não tínhamos e tem sido prazeroso trabalhar com essa equipe.”
Reportagem: Filipe Vasconcelos (SECOM)
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)