As gravações do curta-metragem “O Galo, o Matuto e o Pé de Gravatá”, dirigido pelo artista gravataense Charles David, estão em fase de conclusão e têm previsão de finalização até o próximo dia 28 de fevereiro. O projeto conta com uma equipe de 25 profissionais e um elenco formado por nove atores, dentre eles a participação especial do comunicador e ator Flávio Barra. As filmagens são realizadas no Solar Baraúnas, uma hospedagem rural do município.
A produção faz parte da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) e conta com o apoio da Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer. O curta busca valorizar a cultura local ao retratar elementos da identidade nordestina por meio de uma narrativa envolvente e ambientada na cidade.
Com um roteiro que mescla humor e tradição, fixado no mito popular do galo que canta e deixa o menino com os olhos tortos, “O Galo, o Matuto e o Pé de Gravatá” promete encantar o público ao explorar a riqueza do imaginário popular. Segundo a equipe, a expectativa é que o filme contribua para fortalecer o cenário audiovisual de Gravatá e traga maior visibilidade para os talentos locais envolvidos na produção.
Charles David, idealizador e ator do filme, destacou a importância da produção para a cultura local. “Esse curta-metragem é uma forma de valorizar nossas raízes, contando uma história que tem a essência do povo de Gravatá. Queremos que o público se identifique com os personagens, com os cenários e com a narrativa que mistura humor, tradição e muita autenticidade. É um projeto feito com muito carinho, e estamos ansiosos para compartilhar esse trabalho com todos, inclusive da 1ª Mostra de Cinema de Gravatá que está em fase de planejamento.”