Assunção, Paraguai – A Polícia Federal (PF) do Brasil e a Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai (SENAD/PY) deram início à 49ª fase da Operação Nova Aliança nesta sexta-feira, 4 de abril de 2025. Esta operação binacional tem como objetivo combater o tráfico internacional de drogas e os crimes ambientais no território paraguaio.
Com o apoio da Força Tarefa Conjunta e do Ministério Público Paraguaio, a Nova Aliança representa o maior esforço internacional em erradicar o cultivo ilegal de cannabis em todo o mundo. Segundo dados da Organização das Nações Unidas para a Droga e o Crime (UNODC), cerca de 5 mil toneladas de maconha são apreendidas anualmente em todo o globo, resultado de cerca de 1 milhão de operações policiais. Em contrapartida, a Operação Nova Aliança tem alcançado resultados similares em apenas 6 fases por ano.
Na 48ª fase da operação, realizada entre 10 e 21 de março de 2025, foram erradicadas 880 toneladas de maconha, atacando as raízes das atividades ilícitas e interrompendo suas cadeias criminosas.
Nesta nova fase, as ações se concentrarão na região de fronteira entre o Paraguai e o estado de Mato Grosso do Sul, no Brasil, reafirmando o compromisso conjunto dos dois países no enfrentamento ao tráfico internacional de drogas e na proteção do meio ambiente. Em 2024, durante as seis etapas realizadas, a operação resultou na erradicação de aproximadamente 4.400 toneladas da droga, o que equivale a cerca de 80% do total apreendido globalmente em um ano, de acordo com a UNODC.