Na manhã do último sábado (21/12) por volta das 9h, uma nadadora faleceu enquanto competia uma prova de 900 metros da tradicional Travessia Itaparica-Salvador, na Bahia. O evento de natação iniciou no Yacht Clube e tinha como destino o Porto da Barra. A nadadora Analice Andrade, de 69 anos, não resistiu e veio a falecer mesmo sendo retirada da prova.
Conforme informações, Analice começou a passar mal já nos momentos finais da prova e foi retirada da água. Apesar dos esforços dos socorristas, que realizaram tentativas de reanimação na areia, a atleta não resistiu.
O esposo e o filho da nadadora, visivelmente abalados, precisaram de atendimento médico por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
A Travessia Itaparica-Salvador, que reúne cerca de 250 atletas em quatro provas neste final de semana, teve sua principal disputa realizada no último domingo (22).
A largada ocorreu na Praia dos Búzios, em Gameleira, com chegada prevista no Porto da Barra. A expectativa era de que cerca de 800 nadadores participassem ao longo do evento.
Em nota oficial, a Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA) lamentou a morte de Analice Andrade e destacou sua extensa trajetória no esporte:
“Analice era uma nadadora experiente, exemplo para os atletas, com participação constante em competições de piscina e águas abertas. Sua perda será sentida por todos”.
A organização do evento homenageou Analice durante a prova ocorrida no domingo, cuja largada foi às 8h.