Foto: Ednaldo Lourenço (SECOM)

Teste de glicemia, aferição da pressão arterial, avaliação odontológica com aplicação de flúor, exames laboratoriais e consulta médica foram oferecidos na ocasião

Com o tema “Novembro Azul: Um toque pela vida”, a Unidade de Saúde da Família (USF) de Mandacaru proporcionou um momento de esclarecimento aos homens da comunidade sobre a prevenção do câncer de próstata e de pênis.

Nesta quinta-feira (18), a equipe da USF conseguiu mobilizar os homens do distrito de Mandacaru a participarem deste momento enriquecedor, informativo e incentivador para que eles se cuidem, deixem a vergonha de lado, acabem de vez com a resistência e comecem a se olhar com mais amor e atenção.

A médica da USF de Mandacaru, Alba Meirelles, compartilhou seu conhecimento com os homens que estavam presentes, além de destacar que o câncer de próstata é o segundo câncer mais comum nos homens, falou dos sintomas que essa doença pode causar, como dificuldades e dores ao urinar e presença de sangue da urina. Além de investigar o histórico familiar, são realizados exames de PSA e toque retal em homens de 50 a 70 anos.

Também foi alertado aos homens da comunidade para que fiquem atentos aos sinais que o corpo transmite e procurem a Unidade de Saúde da Família para que possa ser averiguado e encaminhado ao urologista.

Na ocasião, foi aproveitado para alertar sobre o câncer de boca, de pele, e como se prevenir.

A Unidade proporcionou teste de glicemia, aferição da pressão arterial, avaliação odontológica com aplicação de flúor, exames laboratoriais e consulta médica. 

Robenilson Bandeira – técnico de manutenção geral

Robenilson Bandeira é técnico de manutenção geral e opina sobre a ação realizada na USF: “É importante para nós do sexo masculino termos essa conscientização que também adoecemos. Eu me sinto grato, primeiro lugar a Deus e em segundo as autoridades que têm se preocupado e quero de antemão parabenizar a equipe do posto que tem sido de grande valia para a comunidade de mandacaru e tem alcançado nesse mês de novembro. A importância disso para mim é que a saúde é em primeiro lugar, se eu não tiver saúde não posso cuidar de mim, da minha família, e cuidando de mim posso cuidar da minha família e da comunidade. Para mim é importante e gratificante esse dia”.

Ediana Accioly – enfermeira da USF de Mandacaru

Ediana Accioly, enfermeira da USF de Mandacaru, fala da mobilização de toda equipe: “Hoje estamos proporcionando o novembro azul com a conscientização do câncer de próstata e de pênis. Junto com toda a equipe fizemos uma mobilização com a equipe para trazer todos esses homens que são difíceis de vir à unidade e por serem o provedor da casa eles não querem perder um dia de trabalho, mas eles precisam se cuidar. E também vale ressaltar que não é só o câncer de próstata, mas sim diabetes, pressão alta, tudo isso eles precisam ter um foco maior. O novembro não quer dizer que é só o mês de novembro, e só de novembro a novembro para eles se cuidarem e deixarem a vergonha de lado e procurar nossa unidade. Estamos de portas abertas para atender a todos”.

Roberval Ferreira – administrador distrital

O administrador distrital, Roberval Ferreira, vestiu a camisa e ajudou toda a equipe a mobilizar os homens do distrito de Mandacaru para que eles estivessem presentes nessa ação tão importante sobre a saúde do homem. 

Reportagem: Mathilde Souza

Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui