Foto: Ednaldo Lourenço (SECOM)

ASPA promove este concurso que tem intuito de incentivar a leitura dos alunos da rede municipal de ensino

Na última sexta-feira (10), aconteceu a primeira fase do 12º Concurso Ler Bem promovido pela Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com a Associação Pernambucana de Atacadista e Distribuidores (ASPA), no auditório da secretaria da pasta de forma presencial e remota.

Este concurso tem o objetivo de desenvolver atividades que promovam a formação de jovens leitores a todos os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental I, com idade máxima até 10 anos, das escolas públicas municipais, devidamente matriculados no corrente ano letivo.

A mesa de jurados foi composta pela coordenadora do Censo Escolar, Carolina Pereira, pela diretora do PME, Ana Catharina, pelo assistente de Direção de Ensino, Danilo Torres, pela coordenadora de Educação de Jovens e Adultos, Isana Fonseca, e pela coordenadora Escolar, Andreia Carla.

Neste primeiro momento 16 alunos participaram do concurso realizando a leitura de textos de gêneros diversos selecionados pela Secretaria de Educação. Em seguida, seis alunos, divididos em dois grupos, foram escolhidos e classificados para a seguinte etapa. Compuseram o primeiro grupo: Alejandro Teixeira da Escola Adalgisa Gonçalves Soares da Silva (terceiro lugar); André Gabriel da Escola da Serra (segundo lugar); e Laísa Fernanda da Escola Intermediária Dom Paulo Hipólito de Souza Libório (primeiro lugar). Já o segundo grupo foi formado por: Luana Ester da Escola Monsenhor José Elias de Almeida – CAIC (terceiro lugar); Ricardo Wermison da Escola Cônego Eugênio Vilanova; e José Guilherme da Escola Maria Alice da Veiga Pessoa (primeiro lugar).

Obedecendo aos critérios de espontaneidade, entonação da voz e aplicação de pausas necessárias pela pontuação, os três classificados para a final desta 1ª fase foram: Ricardo Wermison, José Guilherme e Laísa Fernanda.

Os finalistas passaram por mais um teste de leitura e a grande vencedora do 12º Concurso Ler Bem foi Laísa Fernanda e ganhou um tablet. Ela irá representar o município na segunda fase do concurso que é a Fase Regional – Semifinal – que acontece no dia 04 de agosto de forma online.

(Joselma Melo – secretária executiva de Educação)

Joselma Melo, secretária executiva de Educação, comenta: “Este ano tivemos dezesseis participantes das nossas Escolas Municipais e agora no momento nós realizamos na secretaria de Educação e também tivemos algumas escolas online e a vencedora foi a aluna Laísa Fernanda da Escola Intermediária Dom Paulo Hipólito de Souza Libório localizada em Uruçu-Mirim. Para nós foi um momento de gratidão por todos que contribuíram para que essa etapa acontecesse porque nós tivemos a colaboração dos professores, dos pais, dos nossos coordenadores, de modo geral todos nós estamos empenhados para que esse concurso acontecesse em nossa cidade. E a finalista irá concorrer a nível regional no dia 04 de agosto representando a cidade de Gravatá, e depois teremos a final, e estamos torcendo para que seja nossa estudante gravataense”.

Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui