Secretaria de Educação promove capacitação aos gestores escolares/Foto: Ednaldo Lourenço (SECOM) - fotos da Secretaria de Educação

Com o tema “Somos Todos Educadores”, a Jornada Educacional aconteceu em três dias e teve intuito de vivenciar esse ano que é da acolhida e da compreensão de que todos são educadores

Desde quarta-feira (19), a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Educação, realizou a Jornada Educacional com o tema “Somos Todos Educadores” aos gestores escolares e coordenadores pedagógicos e o encerramento aconteceu nesta sexta-feira (21).

No primeiro momento, na última quarta-feira (19), foi realizada uma palestra com o psicólogo que trabalhou o tema: “Acolhimento: arma poderosa no retorno das aulas presenciais”. Após a palestra, ocorreu o alinhamento das ações administrativas das escolas.

Já no segundo encontro, na quinta-feira (20), a ocasião iniciada, e que é contínua, abordou o processo de construção do Projeto Político Pedagógico das escolas das redes municipais.

Por fim, nesta sexta-feira (21), a capacitação contou com a parceria do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) e presença da coordenadora de Saúde Mental do município, Jane Silva e da pedagoga Patrícia Silva, que trabalharam as emoções, falaram sobre saúde mental e sua relevância, a importância de se cuidar e lapidar, e enfatizaram que no mês de janeiro acontece a campanha “janeiro branco” com o intuito de falar sobre a saúde mental.

Vale destacar que os gestores escolares e coordenadores pedagógicos serão multiplicadores de todo o conhecimento para os professores das escolas da rede municipal.

O objetivo nessa jornada educacional é vivenciar esse ano da acolhida e da compreensão de que todos são educadores. Então, foi voltado para gestores, coordenadores e todos que fazem a escola para que eles se sintam acolhidos e compreendam o seu papel na escola.

Sandra Morais – diretora de ensino da Secretaria de Educação

Sandra Morais, diretora de ensino da Secretaria de Educação, explica que: “Tivemos três momentos, o primeiro momento trabalhamos a questão do acolhimento, isso será replicado nas escolas para todos os funcionários, nós tratamos sobre o acolhimento como uma ferramenta poderosa para o reinício das aulas. No segundo momento nós demos início a um trabalho que será contínuo e que é da construção e da revisitação do Projeto Político Pedagógico das escolas (PPP), esse é o documento mais importante que precisa ser vivo. E hoje é o terceiro momento que nós estamos trabalhando a saúde mental dos nossos gestores e coordenadores para que eles tenham um subsídio maior para esse retorno das aulas. Então, nós estamos trabalhando para cuidar das pessoas, e para isso, nós precisamos cuidar da saúde mental também”.

Fabiana Torres – coordenadora pedagógica da educação infantil do CAIC

Fabiana Torres é coordenadora pedagógica da educação infantil do CAIC e participou desta capacitação e destacou: “É muito importante nesse momento que nós enquanto educadores se sintam acolhidos para que possamos estar bem e acolher nossos alunos. Foi um momento muito importante porque nós estamos fazendo alguns estudos para o Projeto Político Pedagógico das nossas escolas, mas também não deixou de ter a nossa acolhida. E agora é um momento de reflexão porque o mundo pede saúde mental, e o professor precisa estar bem, para que receba bem e cuide dos seus alunos. Então, iniciar o ano letivo não é só o conhecimento pedagógico, mas sim, é o preparo emocional para que estejamos bem na acolhida desses alunos após um ano pandêmico”, disse.

Ninha Professora – secretária de Educação

A secretária de Educação, Ninha Professora e a executiva da pasta, Joselma Melo estiveram presentes e acompanharam todo o processo desta Jornada Educacional.

Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM) / fotos da Secretaria de Educação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui