Reunião/ Foto: Anderson Souza (SECOM)

Encontro, provocado pela Secretaria Municipal da pasta, tratou de assuntos como a sementeira, reflorestamento e fim do aterro sanitário da cidade

O prefeito de Gravatá, Padre Joselito Gomes, esteve reunido com o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, José Bertotti, na tarde desta quarta-feira (04), na sede da secretaria estadual, que fica no bairro dos Aflitos, em Recife.

Rádio Livre FM 90.7

A reunião contou com a presença do secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural de Gravatá, Lula do Padre, do diretor técnico da Agência de Meio Ambiente de Gravatá, Marconi Torres, do supervisor da Secretaria de Meio Ambiente de Gravatá, Renné Gonçalves, e do assessor especial da Secretaria de Meio Ambiente de Pernambuco, João Cumaru.

Lula do Padre – Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural de Gravatá

O secretário Lula do Padre falou dos pleitos da Prefeitura nesta reunião. “O primeiro pleito foi firmar a parceria entre as secretarias de Meio Ambiente de Gravatá e do Estado, pois isso vem sendo uma cobrança efetiva do prefeito Padre Joselito. Nós encontramos as portas abertas aqui da SEMAS, pelo seu secretário José Bertotti, que firmou o compromisso de levar para Gravatá informações e orientações para que nós possamos fazer, em nosso município, tudo aquilo que foi defendido em campanha pelo prefeito: um tratamento adequado dos resíduos sólidos, o lixo, a preservação das nascentes d’água e arborização de Gravatá. Desde o início do governo de Padre Joselito está acontecendo essa arborização, com o plantio de cerca de 3.500 árvores. Foi tratado também o assunto da sementeira, que já está sendo reativada pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural de Gravatá”. 

José Antônio Bertotti – Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco

O secretário José Bertotti falou sobre como o Governo do Estado pode atender os pedidos de Gravatá. “A gente aprofundou três questões que tinham sido inicialmente tratadas no plantio de árvores, quando tivemos oportunidade de participar com o Padre Joselito no Dia do Meio Ambiente. Entre os assuntos, estavam aprimorar o processo de licenciamento ambiental, que Gravatá é um exemplo aqui no estado, desenvolver duas grandes ações importantes: a cidade é um centro turístico de Pernambuco, é conhecida pelo seu clima e trabalhar fortemente na questão do reflorestamento”. 

A intenção dos dois lados é avançar no processo de gestão ambiental, como reforça Bertotti. “Temos um edital que está sendo lançado pela SEMAS, para apoiar sementeiras municipais, a doação de mudas, e o compromisso da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, junto com a Agência Ambiental, de apoiar a criação de novas unidades de conservação em Gravatá, a partir da identificação das áreas por parte da Prefeitura. E o apoio à gestão municipal referente ao trabalho de coleta seletiva, das áreas de compostagem pelos distritos, e, principalmente, fazendo com que isso possa gerar renda a partir do tratamento de resíduo sólido e evitando que ele seja enterrado no aterro sanitário. Isso diminui custos para a Prefeitura e melhora o tratamento desses resíduos”.

Padre Joselito Gomes – Prefeito de Gravatá

O prefeito, Padre Joselito, preocupado com a situação do meio ambiente do município, disse que “nós temos um compromisso firmado com a população de Gravatá referente à sensibilidade que devemos ter com o meio ambiente. Tanto para o morador, quanto para quem visita a cidade, ela é olhada principalmente pelo seu clima e percebemos que houve aumento da temperatura nos últimos anos e não podemos ficar indiferentes a isso. Sendo assim, precisamos cuidar melhor do nosso meio ambiente, inclusive o compromisso que temos com a questão do lixo da cidade, pois temos o aterro sanitário com seus dias contados, e queremos organizar toda uma estrutura que se faz necessária para que esse cuidado com o meio ambiente seja uma realidade. Com esta conversa hoje, reafirmamos nosso compromisso com a dignidade e qualidade de vida dos moradores”.

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Fotos: Anderson Souza (SECOM)

Sites Parceiros

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui