Alunos de escolas municipais realizaram plantio de mudas de diversas espécies/Foto: Ednaldo Lourenço (SECOM)

Ação levou alunos de escolas municipais para realizarem o plantio de mudas de diversas espécies

A Prefeitura de Gravatá, por meio das Secretarias de Educação e Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, em parceria com a iniciativa privada e moradores do entorno, realizou uma ação de plantio de mudas de árvores na Praça Florestal da Cohab II, na última sexta (01).

A ação de florestamento, além de contribuir com o meio ambiente e lazer dos moradores, foi também educativa e levou alunos do 5º ano das escolas municipais Monsenhor José Elias de Almeida (CAIC) e Irmã Judith para plantarem, cada um, uma muda de diversas espécies.

(Wesley Bruno – aluno da escola do CAIC)

Para Wesley Bruno, aluno da escola do CAIC, “é importante acabar com o desmatamento, porque as árvores transmitem o nosso oxigênio pra gente poder viver e respirar.”

(Paula Pollyanna – técnica em enfermagem)

O plantio de árvores nesse terreno começou há cerca de 30 anos por uma família residente na localidade. A técnica em enfermagem Paula Pollyanna é filha do casal pioneiro e ela e sua família continuam com os cuidados do local. “Esse projeto de arborização existe desde o tempo em que nós viemos morar aqui, há mais de 30 anos que nossos pais, avós e outros moradores começaram com essa plantação, onde já existem mais de 50 árvores e a gente tá dando continuidade, arborizando o resto do espaço da Praça Florestal”, ressalta.

(Júnior Darita – vice-prefeito e secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer)

O vice-prefeito e secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, Júnior Darita, é amigo da família pioneira e, para ele, “sou amigo da família e a gente sempre viveu essa realidade desse espaço que deveria estar destinado à convivência da comunidade e que sempre foi subutilizado. Recentemente Pollyanna nos procurou e nós juntamos as mãos, claro que com outras instituições para que o espaço tivesse a destinação originária. O prefeito Joselito é muito sensível a essas causas, assim como também nós da Secretaria de Turismo.”

(Joselito Gomes – prefeito de Gravatá)

Ações como essa acontecem desde o início da gestão municipal do prefeito Joselito Gomes que, dentre tantas prioridades, tem o compromisso de arborizar a cidade, tanto na Zona Urbana, quando na Zona Rural. Para o gestor, “é uma ideia maravilhosa que nasceu na Cohab II algum tempo atrás: tornar esse espaço uma Praça Florestal. Essa ideia foi tomando corpo, a comunidade foi cuidando do ambiente, visitando, plantando algumas mudas, de modo que, olhando hoje o ambiente, passos importantes foram dados para que em Gravatá tenhamos um outro espaço onde o ser humano possa não simplesmente olhar e contemplar a natureza, mas ter aquela consciência de pertença. A gestão está presente, está apoiando, está ajudando, porque nosso compromisso é com as pessoas.”

Reportagem: Filipe Vasconcelos
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui