Posto 1/ Foto: Anderson Souza (SECOM)
Posto 1/ Foto: Anderson Souza (SECOM)

Os pacientes do SUS que precisavam desse tipo de atendimento tinham que se deslocar para outra cidade

O atendimento da especialidade de reumatologia, oferecido pela Prefeitura de Gravatá por meio da secretaria de Saúde, começou nesta segunda-feira (08), no Centro de Saúde Fernando da Veiga Pessoa, mais conhecido como Posto 1. 

Rádio Livre FM 90.7

Serão atendidos os pacientes que sofrem de dores nas articulações, como quadril, joelho e pé, nos tecidos conectivos, mais conhecidos como juntas, nos músculos, nos ossos e tendões e que forem encaminhados após consulta com clínico geral ou ortopedista nas unidades de saúde do município. 

De  acordo com o médico reumatologista que atende no Posto 1, Osmel Mayol, “as pessoas tendem a pensar que essa especialidade trata apenas de dor crônica, mas a ortopedia também cuida, então o que vai diferenciar um tratamento do outro são os sintomas que o paciente vai ter. Um exemplo é o tratamento de quem teve chikungunya, um vírus que há 5 anos a gente teve quase uma pandemia e ainda hoje tem paciente com sequelas”, esclarece.

 Médico e paciente/ Foto: Anderson Souza (SECOM)

Osmel Mayol também falou que “é muito gratificante para mim, quanto médico, fazer esse atendimento aqui, principalmente porque ajuda a população a ter um tratamento perto de casa, sem que as pessoas precisem se deslocar para Caruaru, por exemplo”.  

Júnior Vasconcelos, coordenador do Posto 1, destacou que a carência dessa especialidade era antiga. “Tínhamos uma demanda dessa especialidade desde 2017 na regulação, com pedido de inúmeros atendimentos, e por isso o serviço seria terceirizado pelo estado pela 4ª Geres e esses pacientes seriam encaminhados ao município de Caruaru”, disse.

E ele continua, “é uma conquista muito grande para todos nós, pois o município nunca teve esse atendimento e com a busca ativa da gestão atual tomou conhecimento que o dr. Osmel Mayol, que já era clínico da rede, tinha essa especialidade de reumatologia e foi convidado pela administração para assumir o posto”, explicou o coordenador. 

A artesã Iolanda Lira, de 70 anos, moradora do bairro São José, explicou que “achei o serviço excelente. Aqui nunca teve reumatologista no posto, só particular. Sempre me consultei no IMIP, no Recife, e se continuar assim será uma maravilha, porque é um bom atendimento e não precisamos sair para outra cidade”, falou satisfeita.  

Serviço:

Atendimento Reumatologia no Posto 1

Dia – Toda Segunda-feira (exceto feriados)

Hora – A partir das 13h

Centro de Saúde Fernando da Veiga Pessoa – Posto 1

Endereço – Rua Izaltino Poggi, Prado

Telefone – (81) 3563-9056

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Fotos: Anderson Souza (SECOM)

Sites Parceiros

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui