Ninha Professora e alunos vencedores/Foto: Marcone Barros (SECOM)

Projeto trabalhou a educação no trânsito desde o mês de maio e teve adesão de 100% das escolas municipais de Gravatá

Mesmo com todas as dificuldades provocadas pela pandemia, a educação de Gravatá, na gestão do prefeito Joselito Gomes, não descuidou do desenvolvimento dos alunos do município. 

Uma das provas disso foi a adesão de 100% das escolas municipais no concurso de poesias que fez parte do projeto Professor Amigo do Trânsito, que foi lançado em maio deste ano.

Na manhã desta quinta-feira (18) foi a culminância desse projeto, com a entrega dos prêmios para os três primeiros colocados do concurso de poesias: Gabriel Fernandes José da Silva, do 7º ano D, da Escola Amenayde Farias, de 13 anos, ficou em primeiro lugar e ganhou uma bicicleta; a segunda colocada foi Ana Clara Maria da Silva, do 8º ano A, da Escola Edgar Nunes Batista, e ganhou um tablet; e o terceiro lugar foi para a aluna do 6º ano D, da Escola Amenayde Farias, Raissa Carvalho Silva, que ganhou um dia de lazer no Hotel Portal de Gravatá com direito a um acompanhante.

Gabriel Fernandes – Estudante

Gabriel Fernandes, o primeiro colocado, disse porque participou do concurso. “Eu não ia fazer, mas minha mãe me estimulou e disse que eu não tinha nada a perder. E teve também uma aula sobre o tema e reforço que quem me fez participar mesmo foi minha mãe. Eu não fazia poesia, foi um desafio, mas acho que agora dá para seguir em frente”. 

Joselma Melo – Secretária executiva de Educação de Gravatá

A secretária executiva de Educação de Gravatá, Joselma Melo, explica como aconteceu o concurso. “Desde quando a secretaria aderiu ao projeto Professor Amigo do Trânsito, em maio, que começamos a trabalhar a temática educação no trânsito com os alunos. Nós fizemos um projeto municipal para que ele fosse um norte para os nossos coordenadores e professores e nós tínhamos a vivência da Semana Nacional de Trânsito e pensando nisso, nós lançamos o concurso de desenho para alunos dos anos iniciais, em parceria com o Departamento de Trânsito de Gravatá, que teve a premiação no dia 24 de setembro, e lançamos, em seguida, o concurso de poesia para os estudantes dos anos finais. O resultado foi muito positivo, com o empenho dos nossos professores, coordenadores, diretores, enfim, da gestão de um modo geral”. 

Ninha Professora – Secretária de Educação de Gravatá

A secretária de Educação de Gravatá, Ninha Professora, falou sobre o compromisso com a educação dos alunos gravataenses e o sucesso dos concursos que trabalharam o trânsito ao longo deste ano. “Iniciamos as aulas sem a presença dos alunos, voltamos agora em novembro, mas mesmo assim vimos a importância de aderir a esse projeto de educação no trânsito para mostrar às crianças e adolescentes a importância que é trabalhar esse tema e incluir isso dentro da escola. Mesmo com a pandemia, que a gente queria fazer uma coisa mais bonita, presencial, mas infelizmente não foi possível, nós fizemos esse concurso de poesia, tivemos o prazer de ouvir as poesias criadas pelos três jovens e vimos quanto brilho temos na educação e que a gente pode desenvolver cada vez mais. Parabéns aos alunos, aos profissionais envolvidos: diretores, professores, Secretaria de Educação e continuaremos sempre incentivando a leitura, a escrita e a educação”.  

A ocasião teve apresentação do cordelista Felipe Lacerda, que foi aluno da Rede Municipal de Ensino de Gravatá e hoje faz parte da equipe da Secretaria de Educação. 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo 

Fotos: Marcone Barros (SECOM)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui