Secretaria da Mulher/Foto: Ednaldo Lourenço (SECOM)

Novas instalações ficam na área central do município e vão atender demandas referentes à mulher e ao público LGBTQIAP+ gravataense

A nova sede da Secretaria da Mulher de Gravatá, onde também vai funcionar o Centro de Referência da Mulher Ana Lúcia Pereira Beserra, foi entregue à população na tarde desta sexta-feira (10).

O prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, esteve na entrega, que contou com as presenças ainda da primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, do vice-prefeito e secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, Júnior Darita, da vice-governadora, Luciana Santos, do deputado estadual, Waldemar Borges, do deputado federal, Túlio Gadêlha, de Lúcia Pereira e Luã Marssoy, respectivamente mãe e filho da técnica de enfermagem que dá nome ao Centro de Referência da Mulher, além de secretários municipais e executivos, demais funcionários da prefeitura e representantes de conselhos municipais de Gravatá.

As instalações, localizadas na Rua Estevão Câmara, número 241, possuem recepção, espaço criativo, salas de atendimento e banheiros em um espaço bonito, bem decorado e acolhedor, tudo distribuído em três andares.

(Lúcia Pereira – Mãe de Ana Lúcia Pereira Beserra)

Emocionada, Lúcia Pereira fala como a família recebe essa homenagem. “É muito gratificante receber uma homenagem, ameniza a dor da partida e estamos satisfeitos pelo nome dela ter sido lembrado para sempre. Ela trabalhou aqui em Gravatá, fez concurso, passou para trabalhar em Caruaru, mas ela nunca esqueceu Gravatá. Eu, meus filhos e o filho dela ficamos agradecidos por essa homenagem tão sincera como foi essa daqui”.

(Betânia Ribeiro – Coordenadora regional do Agreste da Secretaria da Mulher de Pernambuco)

A coordenadora regional do Agreste da Secretaria da Mulher de Pernambuco, Betânia Ribeiro, falou sobre essa iniciativa nobre e sensível da atual gestão. “Este é um momento ímpar que consagra a política da mulher aqui no município de Gravatá. Isso mostra claramente a sensibilidade e responsabilidade social com essa política pública com as mulheres do município e eu vejo que há uma ano e meio de fato, não desmerecendo os momentos anteriores, mas essa política começa de fato a acontecer em Gravatá. Hoje consagra a luta da secretária Ester, a sensibilidade do prefeito Joselito, a gente junta tudo isso e entrega para a sociedade a casa das mulheres, algo que é maravilhoso. Estou extremamente emocionada porque isso é um sonho, a Secretaria da Mulher de Pernambuco está presente aqui desde muito tempo, que lutamos pelo surgimento desse espaço e agora é aberta. Essa casa está de braços abertos para receber a mulher de Gravatá e, porque não dizer, da região. Essa política hoje, aqui em Gravatá, já é referência. Parabéns a todos que fazem essa gestão inovadora, responsável, ética e transparente”.

(Waldemar Borges – Deputado estadual)

O deputado estadual, Waldemar Borges, deu destaque ao caráter inclusivo da entrega desse espaço. “Essa é mais uma demonstração do compromisso da gestão do prefeito Joselito, da Frente Popular, com as grandes questões que estão na pauta da sociedade contemporânea brasileira e do mundo, que é o respeito às diferenças, que é o acolhimento e as políticas públicas voltadas para a afirmação das questões de gênero e das questões LGBT. Gravatá na vanguarda dessas grandes questões que o mundo reclama, que sejam implementadas através de políticas públicas, que estão sendo feitas aqui na gestão do prefeito Joselito. Gravatá avançando ainda mais para ficar uma cidade contemporânea e cada vez mais inclusiva para todos os seus cidadãos e cidadãs”.

(Ester Gomes – Secretária da Mulher de Gravatá)

A secretária da Mulher de Gravatá, Ester Gomes, fala dessa grande conquista e como as sedes irão funcionar. “Essa noite é marcada de forma bem especial, expressiva, é histórico para Gravatá estarmos hoje reafirmando uma política tão importante que é a construção e efetivação da política da mulher e isso traz esse equipamento, onde esse espaço ocupa dois grandes equipamentos. Um é a Secretaria Municipal da Mulher e o outro é o Centro de Referência da Mulher, que leva honrosamente o nome de Ana Lúcia Pereira Beserra e para todas nós, para a gestão pública, isso de fato é uja conquista muito importante. Começa agora, todo o trabalho propriamente dito no que consiste um espaço de acolhimento, um espaço de garantia de direitos, de proteção e é aqui que as mulheres de gravatá, de mais idade, do campo, da cidade, da periferia, terá vez e voz”.

(Luciana Santos – Vice-governadora de Pernambuco)

Luciana Santos destacou que “o Centro de Referência da Mulher, assim como as secretarias, tem o papel fundamental na defesa dos direitos, da luta contra a violência, ou seja, tem uma abrangência na defesa disso que parece hoje fora de moda, que é os direitos humanos, mas que diz respeito à defesa das pessoas. As escolhas das pessoas ainda mais quando se trata dessa política pública que abrange metade da população brasileira e pernambucana, que são as mulheres. É uma política pública necessária e a gente fica feliz em saber que Gravatá decide ter esse espaço para além da secretaria que já desenvolvia políticas para servir de como o Centro de Referência da Mulher, ainda mais porque homenageia uma grande mulher, enfermeira dessa cidade, que deixa saudades, mas vai se eternizar nessa homenagem que está sendo feita pelo prefeito Joselito”.

(Joselito Gomes – Prefeito de Gravatá)

O prefeito Joselito Gomes finalizou dizendo que : “passamos um tempo estruturando a parte mais interna da Secretaria da Mulher e diante da demanda que temos, um espaço adequado e seguro estava sendo necessário há algum tempo, está sendo entregue a casa da mulher, onde fica a Secretaria da Mulher e o Centro de Referência da Mulher no município. A secretária Ester Gomes e sua equipe competente vem articulando junto a Secretaria da Mulher de Pernambuco para que tenhamos, efetivamente, política pública para a mulher e atendendo ao segmento LGBTQIAP+, de modo que esta realização demonstra uma gestão inclusiva e que tem compromisso com as pessoas”.

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui