Operação Semana Santa 2022/ Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)

Representantes da prefeitura e de órgãos fiscalizadores municipais e estaduais visam o bem-estar de todos e o cumprimento da ordem durante o período

Integrantes da Prefeitura de Gravatá e de órgãos fiscalizadores estiveram reunidos, pela segunda vez, na Escola Técnica Estadual de Gravatá, nesta segunda (11), para definir ações que vão garantir o conforto e a segurança dos munícipes e visitantes durante a Semana Santa, data que costuma ser tradição pela alta procura de turistas pela cidade serrana em Pernambuco.

Rádio Livre FM 90.7

As medidas serão um preparativo para os festejos juninos no município, uma vez que é outra época bem concorrida em Gravatá.

A Prefeitura esteve representada pela primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude de Gravatá, Viviane Facundes, pelo vice-prefeito e secretário municipal de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, Júnior Darita, pelo secretário de Comunicação Social e Imprensa, Rodolfo Lima, pelo secretário executivo de Segurança e Defesa Civil, Irnaldo Pedro, pelo comandante da Guarda Civil Municipal, André Paiva, pelo representante da Vigilância Sanitária de Gravatá, Cleiton Cunha, pelo secretário executivo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Josias Teles, pelo representante da Secretaria de Finanças, o executivo da pasta, Otaviano Neto, e representando a Secretaria de Turismo de Gravatá, Vagner Ferreira.

Pelos órgãos convidados estavam o 1º tenente da 5ª CIPM-PE, Everaldo Valter, o Conselho Tutelar de Gravatá, representado por Jailson Alves e Eronice Xavier, o representante da Polícia Civil de Pernambuco, Willian Roriz, o tenente do Corpo de Bombeiros de Pernambuco, Acioli, e Tiago Grassi, gerente regional da Compesa.

Cleiton Cunha – Vigilância Sanitária de Gravatá

Vigilância Sanitária – De acordo com o coordenador da Vigilância Sanitária de Gravatá, Cleiton Cunha, “teremos dois momentos de atuação. O primeiro ocorre durante o dia, em que a equipe da VISA vai estar na Operação Semana Santa, em que iremos fiscalizar a venda dos pescados nos principais pontos da cidade e, durante a noite, estaremos no regime de sobreaviso, caso surja alguma demanda ou denúncia, iremos até o local verificar e tomar as devidas providências. Pedimos para que a própria população seja fiscal. Segurança alimentar é importante e você pode entrar em contato com a Vigilância Sanitária pelo número 3299-1899, ramal 3015”.

Otaviano Neto – Secretário executivo de Finanças de Gravatá

Finanças – O secretário executivo de Finanças de Gravatá, Otaviano Neto, falou sobre o plantão especial no período para contemplar as pessoas que possuem casas de temporada e possam regularizar a situação com o município. “A Secretaria de Finanças estará aberta quinta (13) e sexta (14), das 8h às 16h, e sábado (15), das 8h às 12h, para atender a população e para quem quiser regularizar o IPTU, ou outras demandas competentes à secretaria. Lembrando que a arrecadação pelo município é importante pelo investimento na própria cidade e a filosofia é investir na população mais carente, na infraestrutura e estamos conseguindo isso através da arrecadação.

Tiago Grassi – Gerente Regional da Compesa


Compesa – De acordo com o gerente regional da Compesa, Tiago Grassi, “foram feitas as ações e manutenções preventivas de abastecimento e dos esgotamentos sanitários. Acionamos o segundo conjunto do sistema de Jucazinho, o que garante um incremento de evasão para a cidade, pois entendemos que Gravatá, nesse período, aumenta a população flutuante. No meio do ano teremos a adutora de Amaraji, que passa por obras, pronta para atender durante o São João. Estamos sentindo uma melhora no calendário de abastecimento. Realizamos manutenção no sistema de abastecimento de água das elevatórias, bem como nas elevatórias de Bezerros, que também abastece Gravatá, tudo para poder garantir o abastecimento dentro da cidade nesse período festivo”

Irnaldo Pedro – Secretário executivo de Segurança e Defesa Civil de Gravatá

Segurança – O secretário executivo de Segurança e Defesa Civil de Gravatá, Irnaldo Pedro, disse que “já tínhamos nos reunido com esses órgãos de segurança, como Polícia Militar de Pernambuco, DER-PE, DETRAN-PE, para prestarmos o melhor serviço possível à população de Gravatá e para quem está chegando e vem nos visitar para que seja bem acolhida. Estaremos de plantão com todo o efetivo da Guarda Civil Municipal, não somente o plantão ordinário, como escalas extras, assim como o DETRAN-PE, que estará na nossa cidade nesse período e todos os órgãos que são imbuídos para nossa segurança”.

Na reunião, foram passados os contingentes de profissionais de segurança que estarão na linha de frente para garantir conforto e tranquilidade a todos.

A Polícia Militar de Pernambuco terá, de quarta (13) a domingo (17), 173 lançamentos extraordinários, além do serviço ordinário. O telefone para ocorrências é o 190.

A Guarda Civil Municipal de Gravatá vai contar com o incremento de 72 profissionais que estarão empenhados, realizando rondas ostensivas, na Semana Santa. Será uma média de 20 guardas por dia, chegando até 25 em dias de pico (sexta e sábado), entre ordinários e extraordinários.

Já o Corpo de Bombeiros Militar terá à disposição das pessoas duas viaturas com sete militares no ordinário, além do reforço de mais seis militares extras. Em caso de emergência, o telefone é o 3533-9823.

Jailson Alves – Conselheiro tutelar de Gravatá

Conselho Tutelar – Jailson Alves é Conselheiro Tutelar do município e ele fala como a instituição irá atuar na Semana Santa em Gravatá. “Vamos trabalhar em parceria com as demais secretarias, uma vez que não temos atribuição ostensiva. Trabalhamos com as demandas que chegam, mas achamos interessante fazer parte desse contexto como uma forma de conscientização em especial da nossa juventude, que infelizmente temos visto um aumento grande de consumo de álcool e para inibir este consumo que venha trazer algum dano para nossas crianças e adolescentes, vamos nos fazer presentes nos eventos na cidade”.

Saúde – Quem tiver alguma urgência de saúde, o sistema único disponibiliza atendimento do SAMU, pelo número 192, e da Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24 horas Dr. José Soares de Andrade (Dr. Deda), que fica na Rua Dr. Régis Velho, 193, Boa Vista.

Júnior Darita – Vice-prefeito e secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer de Gravatá

O vice-prefeito de Gravatá, Júnior Darita, destacou que a cidade está preparada para receber o visitante e receber bem, com o acolhimento que todos já conhecem. “Temos um clima agradável, uma grande gastronomia, hotelaria, milhares de casas de segunda residência, teremos a programação da Nossa Paixão de Cristo, que é a segunda maior e melhor de Pernambuco, atividades da iniciativa privada com shows, apresentações culturais, e essa reunião ocorre no sentido de harmonizar as ações dos órgãos internos e externos, como segurança pública, conselho tutelar, MPPE, todos que têm a ver de maneira direta ou indireta com o bom funcionamento da cidade na Semana Santa. Estamos preparados para receber você, porque o compromisso do nosso prefeito Joselito Gomes é com as pessoas e dessa forma vamos fazer acontecer”.

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)

Sites Parceiros

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui