Equipe Multiprofissional atende população da zona urbana e rural/Foto: Ednaldo Lourenço (SECOM)

Atendimento também acontece de forma domiciliar por profissionais qualificados com toda assistência que o paciente necessita

O prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, sempre teve um olhar especial com relação à saúde da população gravataense, então, a equipe multiprofissional foi desenvolvida para realizar atendimentos domiciliares e também nas Unidades de Saúde da Família (USF), na zona rural e urbana do município.

É uma equipe formada por três fisioterapeutas, dois nutricionistas, dois assistentes sociais, um educador físico e um enfermeiro que têm uma agenda fixa nas USFs.

Em parceria com os agentes comunitários de saúde, que estão na ponta da lança e acompanham todas as necessidades da população no quesito saúde, caso necessário, a demanda é passada para a equipe multiprofissional que de imediato vai atender aquele paciente, seja na residência ou na Unidade de Saúde mais próxima de sua casa. Isso mostra a importância de ter uma equipe formada por profissionais e articulada com toda atenção básica de saúde. Vale ressaltar que a equipe atende o que for possível de resolver no posto, se não der a resolutividade, o paciente é encaminhado para outros setores para obter o tratamento completo e ideal para a sua necessidade.

Marciele Deolinda – dona de casa

A dona de casa Marciele Deolinda estava com sua filha em atendimento fisioterapêutico na Unidade de Saúde Nielson Lucivânio: “Muito importante, porque se eu não tivesse essa condição que eu tô tendo, eu teria que ir para o IMIP e ia ser muito desgastante, tanto para mim, quanto para ela. Aqui eu tenho tudo, graças a Deus, Tenho apoio da fisioterapeuta, da enfermeira e, graças a Deus, não falta nada nem para mim e nem para ela”.

Alinne Alencar – fisioterapeuta

Alinne Alencar, fisioterapeuta, comenta a importância da união dessa equipe: “O paciente não é um braço ou uma perna, então o paciente precisa ser trabalhado, tanto emocionalmente quanto fisicamente. Então é preciso profissionais que percebam a necessidade daquele paciente e me passem a tempo para que eu possa trabalhar. Então, eu tenho um agente de saúde que chega nas casas e observa a necessidade do paciente, eu tenho a enfermeira que olha o paciente e diz que precisa de fisioterapia, é assim que funcionam as coisas aqui. O paciente chega para mim com dificuldade de mamar, com diminuição de reflexo, chega para mim um adulto com AVC, onde eu preciso me deslocar para a casa do paciente. Então, toda essa equipe junta se dando às mãos é quando a gente consegue ter esse resultado belíssimo. Essa equipe unida é que vai chegar ao foco que a gente quer, que é o grande resultado”.

Leonardo Lima – coordenador da equipe multiprofissional

Leonardo Lima, coordenador da equipe multiprofissional, explica que: “Cada profissional tem uma agenda no seu posto de saúde, o mais próximo da sua casa, e se você precisar de um atendimento, de uma consulta com nutricionista, assistente social, fisioterapeuta, procure o posto de saúde mais próximo da sua casa. Essa foi uma orientação, uma preocupação do nosso prefeito Joselito Gomes, com saúde, com a saúde da população e com esse atendimento integral e interdisciplinar dentro das Unidades de Saúde”.

Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui