Flores/ Foto: Nilson Silva (SECOM)

10 alunos frequentaram o Parque da Cidade, entre os dias 26 e 29 de julho, das 8h às 17h, para aprender técnicas de jardinagem ministradas por uma instrutora do (SENAR)

Mais um dos compromissos assumidos pelo prefeito de Gravatá, Padre Joselito Gomes, está sendo realizado e aprovado pelos moradores da cidade: a realização de cursos voltados para o mercado de trabalho. 

Como alguns exemplos, houve o curso de manipulação de chocolates, eletricista, produção de bolos e tortas finas, doces, em breve terá o curso de culinária regional e, nesta quarta-feira (29), houve o encerramento do curso de jardinagem, uma das áreas mais propícias para contratação no município.

10 alunos frequentaram o Parque da Cidade, entre os dias 26 e 29 de julho, das 8h às 17h, para aprender técnicas de jardinagem ministradas pela instrutora do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Ângela Roberta Ferreira. 

A iniciativa foi da Secretaria de Assistência Social e Juventude de Gravatá e contou com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, que fica sediada no Parque da Cidade.

Ao final do curso, os alunos ornamentaram a entrada do parque, local que é usado para prática de esportes, lazer e convivência.

Jazilda Monteiro da Mota (merendeira) e Anquises Luis da Conceição (podador)

A merendeira Jazilda Monteiro da Mota, mais conhecida como dona Neném, fez o curso com o marido, Anquises Luis da Conceição, que já trabalha na área como podador. De acordo com ela, “eu resolvi fazer esse curso para meu lazer, pois adoro mexer com plantas e vou saber cuidar melhor das minhas em casa. Já o meu marido veio em busca de mais conhecimento na área, porque ele já trabalha com isso há um bom tempo”. 

Ângela Roberta Ferreira – Instrutora do SENAR

A instrutora do curso, Ângela, destaca que “a ideia desse curso foi capacitar a população de Gravatá e futuramente ter o maior aperfeiçoamento para que a gente possa harmonizar o ambiente em conjunto com o paisagismo. E a proposta foi ensinar a trabalhar com o manejo do solo e também a técnica do plantio. Fora isso, tem a parte arquitetônica, que é representada pelas pedrinhas, vasos, o projeto de sustentabilidade com o reaproveitamento de pneus. Com isso, todos ganham: o aperfeiçoamento profissional e o meio ambiente”.

Lula do Padre – Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural de Gravatá

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural de Gravatá, Lula do Padre, opina sobre a iniciativa. “Coincidentemente, a iniciativa da Secretaria de Assistência Social em trazer para Gravatá um curso de jardinagem e teve o seu encerramento no Dia do Agricultor e teve como local escolhido o Parque da Cidade, onde fica a secretaria a qual eu represento. Então foi louvável essa atitude da primeira-dama e secretária Viviane Facundes e entrar em parceria com a de Meio Ambiente para que executasse este curso de jardinagem em Gravatá, que será muito útil quando as praças da cidade estiverem funcionando em pleno vapor, praças estas que já estão com seus projetos elaborados”.

Gleizy Gueiros – Secretária executiva de Assistência Social e Juventude de Gravatá

A secretária executiva de Assistência Social e Juventude, Gleizy Gueiros, que representou a secretária Viviane Facundes, destacou os benefícios desse curso. “Essa é mais uma oportunidade que a Secretaria de Assistência Social e Juventude dá, numa parceria que nós consideramos importante e estratégica com o SENAR, e que não é a primeira vez que nós investimos. Essa é uma prioridade da secretaria: investir na qualificação profissional. Paisagismo, harmonia, bom gosto, é uma qualidade que Gravatá preserva e vende. Os jardins, os espaços bem conservados exigem profissionais qualificados e é nessa linha de pensamento e valorizando essa condição muito própria do município que a gente está aqui entregando mais um grupo de profissionais preparados e treinados pelo SENAR para oferecerem seus serviços à sociedade de Gravatá”. 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Fotos: Nilson Silva (SECOM)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui