Os cientistas ainda não descobriram o tamanho exato do asteroide, mas ele não é tão grande

Nesta quinta-feira (24/09), um asteroide vai passar bem pertinho da Terra. O objeto, chamado de 2020 SW, deve passear pelo nosso céu a uma distância de apenas 27 mil quilômetros de nós. Isso é mais perto que a distância daqui para a Lua (384 mil km) e que satélites meteorológicos e de TV, que orbitam a quase 36 mil km do planeta.

Rádio Livre FM 90.7

De acordo com a reportagem do Site Olhardigital. A  expectativa é que a rocha passe pelo nosso planeta por volta das 8h18 da manhã de quinta, horário de Brasília, a uma velocidade de 27.720 km/h. Mas, não há motivos para pânico, porque segundo astrônomos ele não tem risco de colisão com planeta terra. Ele vai ficar mais brilhante quando se aproximar da Terra, mas não será visível a olho nu.

Os cientistas ainda não descobriram o tamanho exato do asteroide, mas ele não é tão grande. Provavelmente mede entre 4,4 e 9,9 metros de comprimento, de acordo com o Cneos (Centro de Estudos para Objetos Próximos da Terra), da Nasa.

O 2020 SW foi descoberto semana passada pelo Mount Lemmon Survey, um observatório astronômico que fica no Arizona (EUA). Mas não é raro encontrar asteroides desconhecidos vagando. Para se ter uma ideia, só em setembro, o Minor Planet Center —um grupo financiado pela Nasa que monitora planetas menores, cometas e satélites naturais— descobriu 244 objetos próximos à Terra.

A proximidade com a Terra vai mudar o curso da história do 2020 SW. Por ser pequeno, é esperado que a gravidade da Terra modifique a sua trajetória. Depois da passagem desta quinta, a gente só vai ver a cara do asteroide em junho de 2029, de acordo com cálculos da Nasa.

Segundo o Site da UO. O site The Virtual Telescope vai fazer uma live no YouTube. A transmissão terá início às 18h55 desta quarta-feira (23).

Fonte: Site/Olhardigital

Achamos que você possa também gostar dessa notícia:

Sites Parceiros

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui