Cidadãos no posto de saúde/ Fotos: Anderson Souza (SECOM)
Cidadãos no posto de saúde/ Fotos: Anderson Souza (SECOM)

O exame é importante para a detecção de doenças ligadas à próstata

O atendimento para o exame PSA, que faz parte da campanha de testagem promovida pela prefeitura, foi movimentado na Unidade de Saúde da Família Alpes Suíços na manhã desta sexta-feira (05). 

Rádio Livre FM 90.7

Esse exame mede a enzima Antígeno Prostático Específico, cujo aumento na produção pode indicar alterações na próstata, como prostatite, hipertrofia benigna do órgão ou até o câncer de próstata.

O coordenador de Atenção Primária em Saúde de Gravatá, Jairo Teixeira, explicou que “foram disponibilizados, para Gravatá, 500 testes em todos os postos, de acordo com o cronograma, mediante agendamento prévio na recepção do posto de referência ou pelo agente comunitário de saúde (ACS). Caso a unidade de saúde já tenha alcançado o limite de testagens para essa campanha, que foram disponibilizados 22 para cada unidade, pode procurar outro posto que tenha o exame disponível”.  

Foto: Anderson Souza (SECOM)
Foto: Anderson Souza (SECOM)

O agricultor aposentado Neonilio Guilhermino de Oliveira, de 66 anos, reconhece a importância do PSA. “É bom fazer esse exame porque a gente deve se cuidar, principalmente por causa da nossa idade. Eu faço o exame periodicamente, com toque retal também, e no meu caso acusou uma alteração antes, mas fiz o tratamento, e quando encerrou até senti a diferenca”.

O exame de sangue de PSA é recomendado pelo menos uma vez ao ano a todos os homens a partir dos 45 anos de idade, mas pode ser realizado sempre que existirem suspeitas de alguma alteração urinária ou na próstata. 

Para fazer o exame, o paciente não poderá manter relações sexuais ou ejacular durante três dias antes da coleta de sangue, alem de nao ter feito o exame de toque retal nos últimos três dias, ou ultrassonografia prostática nos últimos sete dias, ou ainda se o usuário andou a cavalo ou bicicleta e caso tenha se exercitado de maneira vigorosa nos últimos dois dias.

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Sites Parceiros

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui