Hasteamento da Bandeira/ Foto: Marcone Barros
Hasteamento da Bandeira/ Foto: Marcone Barros

Devido a pandemia do coronavírus data festiva é marcada com cerimonial simbólico e transmitida pelas redes sociais à população

Neste 15 de março de 2021, a cidade de Gravatá celebra 128 anos de Emancipação Política e esta data tão importante para a gestão e população gravataense foi marcada pelo tradicional hasteamento da bandeira em frente ao Paço Municipal, Palácio Joaquim Didier, ao som da marcha batida pelo corneteiro Humberto, e em seguida o corneteiro Edson Bezerra entoou o toque de silêncio em homenagem ao Padre Fernando e as vítimas do COVID-19.  

Rádio Livre FM 90.7

Logo após, o prefeito padre Joselito Gomes junto ao vice-prefeito, Júnior Darita, o vereador e Presidente da Câmara Municipal de Gravatá, Léo do Ar, e o major da Polícia Militar, Kleber Freitas participaram da celebração restrita e simbólica para comemorar o aniversário de Gravatá. Além de dois integrantes da banda XV de Novembro, Elton Silva e Elton Pinheiro que orquestraram os hinos Nacional, de Pernambuco, de Gravatá, e os Parabéns para você, regido pelo maestro Almir Souza.

Em uma celebração peculiar transmitida à população gravataense em formato live pelas redes sociais da Prefeitura, o prefeito padre Joselito Gomes saudou a todos presentes e aos internautas, e os convidou para fazer um minuto de silêncio em comunhão aos familiares do Padre Fernando e também a todas famílias enlutadas que perderam os parentes vítimas da COVID 19.

Dando continuidade, o prefeito se solidariza com a situação em que o país vem vivenciando há um ano e enfatiza que a população de Gravatá é movida na fé, na esperança e que está sempre se reinventando, mas também pede que todos colaborem e usem máscaras, higienize as mãos, mantenham o distanciamento social e siga os protocolos que as autoridades sanitárias apresentam. Reafirma também que a gestão não está de braços cruzados diante de toda situação encontrada no município e que busca soluções imediatas para tantas dificuldades no momento para que as pessoas vivam a vida com saúde, com respeito e com dignidade, pois só assim as pessoas estão sendo olhadas como seres humanos.

O major da Polícia Militar, Kleber Freitas, fala da satisfação em estar presente no cerimonial simbólico, reafirma o compromisso da PM e faz apelo à população de Gravatá. “É uma grande satisfação estar nesse momento expressivo para a cidade e a PM se orgulha de poder participar de uma data tão importante, ainda mais com a nossa responsabilidade com a segurança pública, com cada morador. Então, quero agradecer o reconhecimento ao nosso trabalho e afirmar que nós continuamos sempre mantendo o nosso compromisso de buscar um lugar melhor para viver nesta cidade.

Aproveito também para pedir a todas as pessoas que utilizem máscaras, mantenham distanciamento social e higienize as mãos. A PM continua fazendo o trabalho junto com o poder municipal e Governo do Estado para tentar diminuir os danos que essa doença vem causando”, disse.

Vereador e Presidente da Câmara de Vereadores, Léo do Ar, compactua dessa festividade e em nome de todos os colegas fala desse dia importante: “Quero dizer que nesses 128 anos de Emancipação Política, nós estamos representando a casa do povo, a casa que se chama Câmara Municipal de Gravatá, em nome dos quatorze vereadores da casa Elias Torres. Para mim é um momento muito importante e feliz, pois perante há treze anos compactuo com as festividades em alusão ao aniversário da nossa querida Gravatá. Eu desejo a todos os gravataenses muita paz de espírito e afirmo que a Câmara Municipal estará sempre aqui junto com nosso povo e nossa gente”.

Júnior Darita, vice-prefeito, expôs seus sentimentos diante da data comemorativa para nossa cidade. “É com muita honra que nós comemoramos o aniversário da nossa linda Gravatá, 128 anos, apesar do momento delicado que o mundo passa. Então, nós temos que ter empatia, o cuidado necessário de se preocupar, em proteger vidas, defender nossa sociedade e ter ações que sejam suficientemente necessárias para que não haja propagação da doença. Mas a nossa felicidade, no nosso peito se explode de orgulho nessa comemoração e, ao mesmo tempo, a mensagem que nós temos para passar para vocês é que tudo isso vai passar e nós vamos ter vários motivos para comemorar no futuro”, disse.

Sob a proteção da padroeira da cidade Sant’Ana, o prefeito Padre Joselito parabeniza Gravatá e deixa seu recado a toda população do município: “Hoje celebramos os 128 anos de Emancipação Política de Gravatá de uma forma bastante diferente devido ao COVID-19. Uma data importante, significativa para esta população e para este município. Uma data que nos faz lembrar dos nossos antepassados, todas as pessoas que aqui trabalharam e lutaram, enfrentaram dificuldades, alimentaram sonhos para que Gravatá hoje fosse aquilo que ela é: esta cidade bela, acolhedora, maravilhosa, com um clima de excelência, uma cidade sempre visitada por muitas pessoas. Infelizmente estamos vivendo uma situação de dor, tristeza e de luto devido a tantas mortes aqui no Brasil. Por isso precisamos nos cuidar melhor.

O presente melhor que Gravatá quer receber celebrando seus 128 anos é esse cuidado com as pessoas. Continue usando máscara, lavando as mãos, respeitem o distanciamento social e se não tem necessidade de sair de casa, fique em casa. Só assim estaremos colaborando para que as orientações sanitárias colocadas em práticas possam nos libertar desse grande mal que assola toda humanidade. Sob a proteção de Sant’Ana, nossa padroeira, e a benção de Deus continuemos nosso caminho comprometidos com as pessoas. Parabéns Gravatá”.

Reportagem: Mathilde Souza

Fotos: Marcone Barros

Sites Parceiros

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui